Equipe Tigres conquista título da 5ª edição da Campeonato Baiano de Futebol de Amputados

Outras Cidades Salvador

Com o resultado, a equipe interrompe a sequência de títulos assegurados pelo Bahia nas quatro últimas edições.

Em uma final emocionante e disputada realizada na manhã deste domingo (27), a equipe Tigres é a campeã da quinta edição do Campeonato Baiano de Futebol de Amputados. O time venceu o Vitória por 3 a 2 nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar. A competição foi sediada no Estádio de Pituaçu, em Salvador, e teve início na sexta-feira (25), reunindo as equipes Tigres, Vitória, Bahia e Camaçari.

Na fase de classificação, o Vitória teve o melhor desempenho, vencendo o Tigres por 2 a 0, empatando com o Camaçari e superando o Bahia por 3 a 1. Já o Tigres venceu o Bahia por 1 a 0 e o Camaçari por 2 a 0, garantindo a vaga na grande final. Com a conquista, o Tigres quebra a sequência de títulos do Bahia, que havia sido campeão nas quatro edições anteriores da competição.

O Campeonato do Futebol de Amputados 2025 foi apoiado pelo Governo do Estado,  por  meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Foram investidos 100 mil reais para a realização do torneio. À Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA), parceira da Sudesb, coube a tarefa da organização, que envolveu transporte, alimentação e hospedagem de atletas de outros municípios e estados que marcaram presença; arbitragem; troféus; medalhas; dentre outras ações.

Inclusão – A entrega do troféu à equipe campeã foi feita por Adelmare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb. Ele enfatizou o papel transformador do esporte na vida das pessoas com deficiência, promovendo qualidade de vida, inclusão e oportunidades sociais. “Vamos intensificar cada vez mais nosso trabalho para fortalecer as políticas de esporte voltadas para pessoa com deficiência. A realização de mais uma edição da Copa do Futebol de Amputados é uma conquista muito importante para todos nós. Foi uma excelente oportunidade para vermos belíssimas jogadas e a garra dos atletas, que suaram a camisa e deram o melhor por seus times”, destacou.

Luciano Reis, presidente da Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e também atleta, agradeceu o apoio do Governo do Estado, por meio da Setre e da Sudesb. “A realização da copa só é possível porque temos o apoio da Setre e da Sudesb, que têm compromisso com a pauta da pessoa com deficiência. Para nós, é sempre importante a realização de eventos como este, pois fortalece e dá visibilidade ao futebol de amputados “, disse Luciano, informando que a ABDA agora foca sua atenção para a organização do Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados (série A) e do 1º Torneio Nacional Feminino de Futebol para Amputadas.  

Ascom Sudesb/Hilda Fausto – DRT – 1748/Foto: João Ubaldo/Ascom Sudesb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *