
Uma denúncia gravíssima encaminhada à imprensa regional nesta segunda-feira (28), aponta um fato considerado “estranho”, no que diz respeito ao número de pescadores filiados ao sindicato de pescadores no município de Sento Sé, Bahia.
De acordo com os dados encaminhados, a quantidade de pescadores cadastrados no Sindicato Municipal dos Pescadores Profissionais, Artesanais, Aquicultores, Criadores de Peixe e Trabalhadores na Pesca do Município de Sento Sé, superam o registro oficial do cadastro nacional em vários municípios brasileiros com densidade populacional muito maior.
O Painel Unificado do Ministério da Pesca e Agricultura aponta Sento-Sé com 7. 550 cadastrados, se igualando a Mato Grosso do Sul e superando desproporcionalmente grandes centros como Salvador, com 6.979 pescadores; Juazeiro, com 2.849; Fortaleza com 1.500; São Paulo com 1.290, dentre outros.
A quantidade de cadastrados como pescador e similares no município de Sento Sé se aproxima de 20% da sua população total, avaliando uma população de aproximadamente 40.147 habitantes, segundo dados de 2024 do IBGE.
Num comparativo com Juazeiro, que tem as mesma características ribeirinhas, o percentual de cadastrados é de cerca de 1% da população.
O pedido de averiguação, que deve ser encaminhado para o INSS e entidades de fiscalização federal, é apontado que, além da discrepância nos dados de cadastramento em comparação a outros grandes centros, cirando aina que povoados do próprio município, onde não tem rio e nem afluentes, como Brejo da Martinha, Junco, Senharó e Pedra Branca possuem mais de 3 mil cadastrados.

“Diante das irregularidades e do uso político que apontam para uso político de um serviço federal” , os denunciantes questionam a legitimidade de um documento de cooperação, publicado Diário Oficial da União (DOU) e assinado pelo gerente executivo do INSS em Juazeiro, Augusto Cesar Gomes Neto e pelo presidente do Sindicato Municipal dos Pescadores Profissionais, Artesanais, Aquicultores, Criadores de Peixe e Trabalhadores na Pesca do Município de Sento Sé, vereador Jamerson dos Santos Santiago, que dá poderes ao sindicato para realizar serviços previdenciários, seguro-desemprego, dentre outros serviços.
Caso o sindicato queira se defender, fica o espaço reservado!
Foto: Divulgação