
A Prefeitura de Petrolina participou de um encontro estadual para discutir ações voltadas a minimizar os impactos de eventos extremos, como as chuvas intensas e as estiagens prolongadas. Representantes Defesa Civil Municipal estiveram presentes na reunião promovida pela Defesa Civil de Pernambuco, que faz parte da Operação Inverno 2025. O encontro aconteceu neessa quarta-feira (30) em Recife, com o objetivo de alinhar as estratégias de atuação das defesas civis dos municípios para enfrentar eventos extremos. A equipe da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (SESPU) representou o município do sertão pernambucano.
O encontro foi realizado no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e contou com a presença de autoridades, órgãos de Proteção e Defesa Civil dos municípios da Região Metropolitana do Recife e de todo o estado. Também participaram representantes da Defesa Civil da Bahia e do Rio Grande do Norte, além de órgãos de segurança e outras instituições.
Durante a reunião, foi apresentada a nova ferramenta “Defesa Civil Alerta”, que chega para fortalecer a prevenção de desastres. O sistema de alerta vai permitir que a população seja avisada de forma mais rápida e eficiente em todo o estado. Na oportunidade, os participantes reforçaram a importância da interação e troca de informações entre as esferas municipal, estadual e federal, para que sejam implementadas ações mais eficazes de prevenção, resposta e recuperação de desastres, por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Texto: Adailma Gomes – Assessora de Comunicação da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil