Principais candidatos à presidência do PT da Bahia inscrevem chapas na data limite

Outras Cidades Salvador

Terminou às 23h59 desta sexta-feira (9) o prazo de inscrição das chapas que irão concorrer à presidência do PT nos estados. Na Bahia, os dois principais nomes colocados no páreo oficializaram ontem o registro das candidaturas: Tássio Brito, atual secretário de Finanças, e Jonas Paulo, que já comandou a Executiva estadual da legenda.

Ao lado de lideranças como Éden Valadares, atual presidente do partido na Bahia, de Lucas Reis (PT), que é chefe de Gabinete do senador Jaques Wagner (PT), e da deputada estadual petista Maria Del Carmen, Tássio fez a inscrição nesta tarde, na sede estadual da sigla, em Salvador.

O atual secretário de Finanças ganhou força na disputa, uma vez que conseguiu aglutinar as principais forças internas do PT e tem o apoio declarado de Wagner. Ele é da corrente EPS, a mesma dos deputados federais petistas Walmir Assunção e Jorge Solla, e tem ligação com o MST.

Pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), que sozinha é a mais forte dentro do PT, havia a expectativa de que o candidato fosse o ex-comandante do partido na Bahia Everaldo Anunciação, atual vice-presidente nacional da legenda. Entretanto, o escolhido foi Jonas Paulo, como revelou mais cedo o site. Ele também inscreveu a candidatura essa tarde.

A mudança, segundo apurou o site, ocorreu por conta da força da candidatura de Tássio, o que teria motivado Everaldo a priorizar a manutenção de um espaço na direção nacional da sigla. Os militantes do PT também irão escolher, na eleição do dia 6 de julho, os novos presidentes do partido no Brasil e nos municípios.

Quinta-feira, quem se inscreveu como candidata à presidência do PT na Bahia foi Elen Coutinho, ligada ao atual líder do partido na Assembleia Legislativa, Marcelino Galo. Os dois integram a corrente interna Coletivo Avante. Outra candidatura já inscrita é a do marxista Paulo Viela, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e da corrente O Trabalho. Já a Articulação de Esquerda prometeu registrar o militante Gabriel Cavalcanti.

Dos mais de 120 mil filiados ao PT na Bahia, a expectativa, com base nas últimas eleições internas, é que ao menos 40 mil compareçam às urnas no dia 6 de julho para votar. As chapas, que também podem ser inscritas virtualmente, tem mais de 100 membros. Caberá ao futuro presidente da sigla a escolha dos secretários de Finanças e de Organização.

Política Livre/Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *