Jair Renan diz que ditadura foi melhor época para a maioria das ‘pessoas mais velhas’

nacional

O vereador de Balneário Camboriú (SC) Jair Renan Bolsonaro (PL) afirmou que o período da ditadura militar (1964-1985) foi a “melhor época do Brasil” para a maioria das pessoas mais velhas. A declaração foi feita durante sessão plenária na Câmara Municipal de Balneário Camboriú (SC) na quarta (14).

Os vereadores discutiam a criação do Dia Municipal da Democracia, proposta por meio de projeto de lei de autoria do vereador Eduardo Zanatta (PT). A data seria uma homenagem ao primeiro prefeito da cidade, Higino João Pio (1922-1969), assassinado durante a ditadura militar.

Jair Renan se opôs à escolha da data da morte de Higino, 3 de março de 1969, como marco. “É a primeira vez que vejo uma homenagem no dia da morte de uma pessoa. Geralmente é no dia do aniversário, ou no dia que ela fez alguma coisa de importante”, disse.

“Sabemos que tudo que vem do PT é de cunho ideológico”, afirmou Jair Renan, se referindo à proposição do colega petista.

“Que golpe foi esse em 64? O povo saiu às ruas pedindo que os militares assumissem o poder com medo do comunismo entrar no Brasil”, prosseguiu.

“Vejo muitos vereadores da Câmara assinando embaixo [de posicionamentos do PT], muitos mais velhos que também acompanharam o regime. E a maioria dos mais velhos, se você perguntar, [diz que a ditadura] foi a melhor época do Brasil.”

O posicionamento causou reações de colegas.

O vereador Eduardo Zanatta afirmou que o passado de Balneário Camboriú não poderia ser reescrito por quem “não conhece a história da cidade” e sugeriu que Jair Renan visitasse o arquivo municipal para se informar melhor sobre o município.

O vereador Marcos Kurtz (Podemos) disse que a discussão “não tem nada a ver” com o PT.

“Todos os vereadores, inclusive você [Jair Renan], são a favor da democracia. É isso que está sendo colocado aqui: instituir o dia da democracia para que a gente possa realmente enaltecer esse prefeito que foi eleito, não conseguiu exercer o seu mandato e foi morto durante o seu mandato”, afirmou.

Ao retomar a palavra, Jair Renan negou ser contrário à democracia, “pelo contrário”. Ele sugeriu que a comemoração ocorresse em datas alternativas, como o nascimento de Higino Pio ou sua posse como primeiro prefeito do município.

“Querem jogar [a data] na morte por questão ideológica”.

Mônica Bergamo/Folhapress/Foto: Divulgação/Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *