
A organização da 25ª Edição da Feira Empreendedora de Dia das Mães divulgou o balanço dos três dias de evento. Foram arrecadados cerca de R$ 100 mil em vendas realizadas na Praça São Tiago Maior, consolidando a feira como uma das principais iniciativas de fomento ao empreendedorismo local e à economia criativa da região.
Com grande participação do público e forte adesão de expositores, o evento proporcionou visibilidade a pequenos negócios e artesãos, especialmente aqueles voltados para o público feminino no período comemorativo do Dia das Mães.
O resultado
Organizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (ADEER), Secretaria da Mulher, Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e Secretaria de Segurança Cidadã, a Feira contou com a participação de cerca de 15 expositoras, que comercializaram produtos artesanais produzidos pelas artesãs da Associação de Mulheres Guerreiras e de pequenas empreendedoras locais. A iniciativa teve como objetivo oferecer aos pequenos empreendedores um espaço de visibilidade e comercialização durante uma das datas mais relevantes para o comércio brasileiro.
Dona Maria de Lourdes é mãe dedicada, avó orgulhosa e também microempreendedora, ela foi uma das artesãs que faturou cerca de 5 mil reais com as vendas de seus produtos. Ela credita isso ao apoio e incentivo do poder público e à valorização das pessoas ao trabalho artesanal. “Em cada peça vendida, senti o reconhecimento pelo nosso trabalho e a valorização do empreendedorismo feminino. Foram três dias de troca, aprendizado e gratidão. Quando o poder público apoia o pequeno empreendedor, quem ganha é toda a cidade”, explicou.
Para Walterson Gomes, diretor-presidente da ADEER, o evento superou as expectativas tanto em fluxo de visitantes quanto em volume de vendas. “Os resultados mostram que a população respondeu muito bem e valorizou o trabalho dessas artesãs, que tiveram um retorno financeiro considerável nas vendas deste ano”, explicou.
Além do volume financeiro movimentado pela organização, a gestão municipal também destacou o fortalecimento das redes de contato entre os empreendedores, o estímulo à formalização de negócios e a valorização da produção local como grandes conquistas desta edição. Com mais esse evento de sucesso, a Feira Empreendedora reafirma seu papel estratégico no calendário econômico e cultural de Juazeiro, servindo como vitrine para a criatividade e o talento dos empreendedores da cidade e região.
Thamires costa/ Ascom PMJ