Representando o jiujitsu e a canoagem, quatro atletas baianos viajaram para o Paraná e São Paulo para participar de competições nacionais. Partindo ontem para terras paulistas, mais precisamente Piraju, o atleta do paradeporto, Luan Veloso, e Affonso de Oliveira participam do Campeonato Brasileiro de Paracanoagem e Canoagem Maratona, que acontece entre os dias 10 e 14 de março.
Já em terras paranaenses, os atletas Igor Nogueira e Adelmare Santos viajaram na manhã de hoje (11), para São José dos Pinhais – PR, onde participarão, neste sábado (12), do AJP Tour São José dos Pinhais Internacional de Jiu-Jitsu, que acontecerá no Centro de Esporte Lazer Max Rosenmann. Além dos competidores, Marleide Nogueira, vice- presidente da Associação Baiana de Jiu Jitsu Paradesportivo-ABJJP, irá como acompanhante do filho Igor.
Campeão mundial de Abu Dhabi, Igor Nogueira é um dos contemplados pelo edital 2 do Bolsa Esporte, divulgado em fevereiro deste ano. O atleta é o primeiro autista contemplado pelo programa, assim como do FazAtleta, tendo esse benefício desde 2019.
A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), concedeu passagens aéreas para o deslocamento de todos os atletas e a acompanhante.
Programas de incentivo ao atleta – Os dois editais do Bolsa Esporte, lançados em 2021 pelo Governo do Estado, por meio da Setre e sua autarquia Sudesb, está investindo R$1,5 milhão no apoio direto a 162 atletas. O recurso é depositado mensalmente diretamente na conta de cada beneficiado, com o valor variando conforme categoria e posição no ranking da modalidade esportiva. Já o FazAtleta destinará, agora em 2022, mais R$ 4,5 milhões de renúncia fiscal por meio do ICMS. O edital tem previsão de ser lançado nas próximas semanas.
Ascom/Sudesb
Jéssica Tavares – DRT 6108