Mapeamento realizado em Pernambuco é destaque em evento internacional sobre drogas

Uncategorized

Parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência, terá alguns dos seus resultados divulgados no evento internacional.

Um dos trabalhos desenvolvidos pela política de prevenção à violência em Pernambuco vai participar da programação da 65ª Sessão da Comissão de Narcóticos (65ª CND), um dos principais eventos das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. A sessão foi aberta na segunda-feira, contando com 1.400 participantes de 128 países, 19 organizações intergovernamentais e 72 não-governamentais. Amanhã (dia 16), será a vez do secretário Cloves Benevides falar na apresentação do “Mapeamento dos Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas e seu impacto no desenvolvimento humano: Experiência conjunta do PNUD-UNODC em Pernambuco no Brasil e outras pesquisas exitosas”.
 
Os principais tópicos do mapeamento realizado no Estado, sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), é parte das contribuições que o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) contribuiu no âmbito da Cooperação Pernambuco. Eles também participaram da construção da matriz de indicadores e do Marco Lógico da Prevenção à Violência. A Cooperação Pernambuco é o nome da parceria que o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, fez com o UNODC, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Instituto Igarapé.
 
O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, é um dos articuladores da Cooperação Pernambuco e vê o mapeamento dos serviços de tratamento de transtornos associados ao uso de drogas como uma importante ferramenta de gestão pública. “O mapeamento é, de fato, uma pesquisa com profundidade. A qualidade das informações sobre as unidades de tratamento disponíveis é ampla, abrangente e detalhada o suficiente para que o Governo tenha condições de aplicar seus recursos de forma mais assertiva dentro das políticas sobre drogas e em saúde”, analisou o secretário de Estado, Cloves Benevides.
 
A CND é o órgão central de formulação de políticas dentro do sistema das Nações Unidas que lida com questões relacionadas a drogas. De acordo com o último Relatório Mundial Sobre Drogas, publicado em junho de 2021, aproximadamente 275 milhões de pessoas haviam feito uso de drogas no ano anterior. Dentro desse universo, aproximadamente 36 milhões sofriam de transtornos associados ao uso de substâncias. Esses números mostram que parcela significativa da população pode apresentar transtornos desencadeados pelo uso de drogas, evidenciando a necessidade de renovar esforços para subsidiar tais tratamentos. 
 
Neste evento, apresentaremos iniciativas de órgãos governamentais e não governamentais do Sul Global na esfera da saúde pública, suas metodologias, resultados e impactos no desenvolvimento sustentável, incluindo a experiência pioneira do Programa de Prevenção ao Crime e à Violência de Pernambuco.
 
O encontro contará com a presença de Anja Busse, Oficial de Programa da Seção de Prevenção, Tratamento e Reabilitação – UNODC Viena; Olga Toro Devia, Representante do Projeto UNODC “Garantia de Qualidade para o Tratamento de Transtornos por Uso de Drogas na América Latina”; Antonio Lima, Analista de Monitoramento e Avaliação – UNODC Brasil; e do secretário Cloves Benevides. Contaremos ainda com Moema Freire, representante do PNUD Brasil, na mediação.
 
A transmissão ocorrerá via Zoom, com tradução simultânea para português, inglês e espanhol. O Canal do YouTube do Governo do Estado e o perfil de Facebook da SPVD (link no serviço) também farão a transmissão simultânea, com tradução para o português. Acompanhe também mais informações sobre a programação completa da CND 2022 na página oficial.
 
Serviço:
65ª Sessão da Comissão de Narcóticos (CND)
https://bityli.com/qJcpn (Página do evento)
 
Apresentação:
Mapeamento dos Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas e seu impacto no desenvolvimento humano: Experiência conjunta do PNUD-UNODC em Pernambuco no Brasil e outras pesquisas exitosas
 
Agende-se:
Quarta-feira, dia 16, a partir das 9h
Tradução simultânea (inglês, espanhol e português):
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_i2nJIK_YSSGtT8pp4UokwQ (inscrição para acompanhar apresentação)
 
Transmissão simultânea pelo Canal do YouTube do Governo de Pernambuco
https://youtu.be/OWQaD6k4oEE
 
Transmissão simultânea no perfil da SVPD no Facebook:
facebook.com/sec.prevencao
 
Por Celso Calheiros/Coordenador de Comunicação.




 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *