O presidente da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, foi reeleito sábado (30), durante o 5ª congresso estadual da entidade cuja abertura aconteceu na última sexta-feira (29). O dirigente, que cumpria um mandato tampão após a saída do ex-presidente Magno Lavigne, ficará à frente da UGT-BA pelos próximos quatro anos.
Além da eleição da nova Diretoria Executiva, a UGT-BA, em resolução aprovada durante o congresso, anunciou apoio à pré-candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto. A entidade também decidiu apoiar o pré-candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) e as reeleições do senador Otto Alencar (PSD), do deputado federal Bacelar (PV) e do deputado estadual Jacó (PT).
O presidente Marcelo Carvalho definiu o apoio da UGT-BA como uma importante contribuição da entidade para a coesão de um projeto único de oposição ao governo Bolsonaro, “sob pena da manutenção do atual cenário político brasileiro”.
“É inegável o difícil momento em que vimemos dentro da política brasileira com a ascensão ao poder de um projeto político fascista e genocida, que coloca em xeque o estado democrático de direito”, disse Marcelo Carvalho, ao salientar que a marca do governo Bolsonaro se monstra no alto índice de inflação, no desemprego e na política anti-trabalhista, que reduz os direitos duramente conquistados pelo movimento sindical”.
Ainda segundo o dirigente, a UGT pretende disputar espaço nas câmaras de vereadores, a partir das eleições de 2024, e tem como meta apresentar 50 candidatos a vereador em todo o Estado.
Foto: Divulgação