Num cenário de muitos sabores, lugares marcantes, diversidade cultural, aventuras do enoturismo, do agronegócio, e da fruticultura irrigada, será realizado de 19 a 22 de maio num espaço da orla da cidade anfitriã, Petrolina-PE, o I Salão de Turismo do Vale do São Francisco.
De acordo com os idealizadores do evento, o objetivo principal é a retomada das atividades turísticas das cidades ribeirinhas que compõem o Vale do São Francisco.
“No evento iremos discutir a retomada das atividades do segmento, elaborar estratégias de profissionalização, oficializar os debates que envolvem o setor, além de pensar alternativas de integração e o desenvolvimento do Vale do São Francisco”.
Os saborosos e premiados vinhos da vitivinicultura regional; a gastronomia típica regional; o agronegócio que movimenta o mundo inteiro; o majestoso Rio São Francisco e as suas belezas naturais; a caatinga, o único bioma do mundo; a Barragem de Sobradinho; a cultura indígena; os povos quilombolas; o artesanato regional e suas belas esculturas e carrancas, além do carinho especial dos ribeirinhos pelos visitantes de toda parte do país, fazem parte do conjunto de atrativos turísticos da região, que o visitante poderá conferir no I Salão de Turismo.
Vários municípios da Bahia e Pernambuco participam do evento, a exemplo de Juazeiro; Curaçá; Sento Sé; Remanso; Campo Formoso; Casa Nova, Petrolina (anfitriã), entre outras cidades ribeirinhas.
Luciano Correia, um dos idealizadores do I Salão de Turismo do Vale do São Francisco, fez questão de esclarecer sobre a participação do município de Casa Nova, que estará no evento representado por um grupo empresarial, e não como governo.
“Rota das Dunas”
“Casa Nova vai está presente apenas com o grupo empresarial do projeto que estamos lançando com 4 empresários daqui, que é a “Rota das Dunas”, um novo roteiro turístico que vai ser lançado dentro do Salão, disse, lamentando a não participação do governo municipal no evento.
“Infelizmente a prefeitura atrasou, e a gente ficou aguardando um posicionamento, a princípio eles se manifestaram com o interesse de participar, mas depois não me deram nenhum retorno, e a gente corre contra o tempo, temos prazo, e infelizmente Casa Nova não vai participar como governo, mas como grupo empresarial vai está participando”, esclareceu.
“Uma grande vitrine”
O I Salão de Turismo do Vale do São Francisco ainda contará com tendas; balcões de negócios; praça da gastronomia; cervejas artesanais; exposições náuticas; praça do vinho; aventuras do enoturismo, e muito mais.
Ainda segundo os organizadores do evento, “será uma grande vitrine para a promoção dos nossos potenciais; nossa proposta é consolidar os atrativos e mostrar aos investidores excelentes oportunidades para novos empreendimentos no Vale do São Francisco”.
“O nosso evento será híbrido e vamos cumprir todos os protocolos de segurança. Teremos transmissão ao vivo em todas as plataformas em três idiomas”.
Empresários e novos investidores, agentes de turismo, operadores do trade, instituições, academias, imprensa especializada, e toda a sociedade, estão convidados a participar.
O Iº Salão de Turismo do Vale do São Francisco é uma realização da COOPEMVALE e da CRIATUR.
Da Redação/Foto: Divulgação