As escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro também receberão ações alusivas à 12ª edição da Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura Municipal, e que este ano aborda o tema “Inclusão e Afetividade: O olhar atencioso na primeira infância”. Através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) serão realizadas, no período de 10 a 12 de maio, nas escolas municipais, atividades sobre nutrição e saúde bucal, com a presença de profissionais de saúde do município.
As atividades integram os projetos “Hora de Comer” e “Meu amigo dentista chegou”, e têm a proposta de orientar de forma lúdica e educativa os estudantes e familiares, através de rodas de conversa e visita às escolas municipais, contemplando também as que atendem o segmento Educação Infantil.
No “Projeto Hora de Comer”, nutricionistas da Seduc realizarão uma roda de conversa sobre reeducação alimentar com as famílias dos estudantes. Já no “Meu amigo dentista chegou”, equipes odontológicas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão realizar orientações sobre saúde bucal para os estudantes.
“Essa ação foi pensada pela Seduc por considerarmos a importância de trazer esses conhecimentos sobre saúde para os estudantes e suas famílias. Essa ação não será algo pontual, esses projetos serão permanentes nas escolas durante todo o ano, a partir dessa parceria com a Secretaria de Saúde e a expertise dos nossos nutricionistas da Seduc”, explicou a coordenadora da Semana do Bebê na Seduc, Neuraci Costa.
Semana do Bebê
Evento intersetorial e estratégico para alcance do “Selo Unicef, a Semana do Bebê é um evento articulado pelas Secretarias de Saúde (Sesau), Educação e Juventude (Seduc) e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes). A programação inicia oficialmente no domingo (8), com a entrega da chave para o primeiro bebê nascido na Maternidade de Juazeiro, e segue até o dia 13 de maio com atividades em diversos equipamento públicos, como Câmara de Vereadores, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), casas de acolhimento, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e escolas.
Por Brena Souza/Foto: Luan Medrado/PMJ