Morre em Casa Nova o ex-vereador Dindô

Publicado em Casa Nova

NOTA DE PESAR.

18664448 178656539328456 5367226098960994859 nAos familiares, amigos e casanovenses:

Nos sentimos consternados com o falecimento do ex-vereador Dindô, cidadão que contribuiu muito para com nosso município e principalmente para a região de Ouricuri.
Em nome de Casa Nova, em meu nome e de meus familiares, quero externar nosso mais profundo pesar e solidariedade aos amigos, aos colegas e aos familiares do amigo Dindô.


Casa Nova, 27 de maio de 2017


Wilker Torres
Prefeito

Casa Nova quer ser novo destino turístico no Norte baiano

Publicado em Casa Nova

thumbnail Luciano Correia e secretario de turismo da bahia

“Encantado” – O Secretário de Turismo do Estado da Bahia, José Alves Peixoto Júnior resumiu assim sua impressão com o Lago de Sobradinho e as dunas de Casa Nova, comparando-as com Jericoacoara, Genipabu e Guarajuba, destinos que atraem milhares de turistas a cada ano na orla do Nordeste.

Alves Peixoto, que veio à região ouvir otradeturístico do Vale do São Francisco, apresentar ações de fomento e fortalecimento do segmento na região, além da assinatura do Termo de Compromisso (Zona Turística) e a Renovação do Termo de Cooperação para o Enoturismo, atendendo convite de Luciano Correia, Coordenador de Turismo de Casa Nova, participou de uma eclusagem, visitou vinícolas de Casa Nova, a única da Bahia, e navegou no Lago de Sobradinho.

Para Luciano Correia, que executa a política de Turismo no município de Casa Nova determinada pelo prefeito Wilker Torres, “está acontecendo uma verdadeira revolução na forma de ver e executar as políticas públicas de turismo em nossa cidade”, elencando ações que começam a ser executadas pela Secretaria de Turismo: “Estamos ultimando a formatação e aprovação da Lei que cria o Conselho municipal de Turismo, recolocamos Casa Nova no Sistema de Turismo Nacional e aderimos ao Programa de Regionalização do Turismo. Queremos sair na frente com a instalação da Câmara de Turismo. Além disso, entregamos ao Secretário um projeto para o pleno aproveitamento das Dunas”.

“Não faltam recursos para o turismo, desde que apresentemos projetos viáveis” – destaca Luciano Correia – “O turismo é uma grande fonte de emprego e renda e o prefeito Wilker tem o entendimento que a prefeitura não pode ser empregadora e sim a grande incentivadora de novos investimentos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável” e entusiasma-se: “Vamos transformar Casa Nova no novo destino turístico do norte da Bahia, completando o trajeto de visita às nossas vinícolas”.

O projeto apresentado ao Secretário contempla a estrada de acesso às dunas, áreas de estacionamento, construção de quiosques e hospedagem, um píer e atracadouro construídos no entorno da lagoa próxima às dunas: “Já foram construídos quiosques na margem e que foram cobertos pela areia ou levados pela água. A localização proposta é a melhor e permanente, com urbanização, segurança e o deslocamento para as dunas pode ser em veículos adaptados para a areia ou outras formas, como as existentes nas dunas de Genipabu”.

As dunas de Casa Nova realmente encantam. Areia branca, móveis sob o vento e brilhantes se vistas do lago. Sob o céu à noite, brancas e silenciosas, se destacam ao longo de mais de seis quilômetros, ininterruptamente, sempre mudando, atraindo o olhar, diferentes a cada momento, movendo-se, recriando-se sob o olhar e diferentes a cada momento.

DSC 0069

 

Por Manoel Leão/Fotos: Divulgação

Wilker Torres negocia pendências do município em Brasilia

Publicado em Casa Nova

Reunião no FNDE analisa pendências de Casa Nova

Entre todas as pendências deixadas pela administração anterior a que mais preocupa o prefeito de Casa Nova, município localizado no Norte da Bahia, são as deixadas junto aoFundo Nacional de Desenvolvimento da Educação– FNDE, pois afeta diretamente as crianças da rede escolar municipal.

Responsável por prestar assistência técnica e financeira aos municípios, órgão gestor de dezenas de programas voltados para a melhoria da educação, como Caminho da Escola, Brasil Carinhoso e Livros Didáticos, é imprescindível estar com as contas em dia com O FNDE para a obtenção de recursos, assinatura de convênios e repasses.

Na terça-feira, dia 16, o PrefeitoWilker Torresfoi recebido pelo Presidente do FNDE,Silvio de Souza Pinheiro, levando a ele as pendências identificadas e mais demandas do município. Para Wilker, que saiu satisfeito do encontro, “Acredito que o esforço que estamos fazendo junto a todos os órgãos federais e estaduais para tornar Casa Nova adimplente está dando resultado”, citando o Presidente Silvio Pinheiro, que lhe garantiu fazer “o que for possível para que os alunos da rede municipal de Casa Nova não sejam prejudicados”.

“Novos convênios, melhoria dos equipamentos, novas unidades escolares e capacitação continuada dos professores” – Reforça Wilker.

Responsável pela articulação das audiências, no âmbito do Ministério da Educação, o Deputado FederalElmar Nascimento, frisa: “O Prefeito Wilker tem demonstrado empenho e está aqui cobrando, se preocupando, buscando melhorias para Casa Nova. É um novo caminho na administração”.

Acompanharam o prefeitoWilkerna audiência com o presidente do FNDE, além do Deputado FederalElmar Nascimento, o Assessor Parlamentar,Wallison Torres “Tum”e o ProfessorAlcides da UNIFAN.

 

Da Redação/Foto: Divulgação

 

 

Vagner Lima faz balanço das atividades do Sindicato

Publicado em Casa Nova

Vagner LimaO Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casa Nova (STRCN), representado pelo seu presidente, Vagner Lima, esteve reunido dia 27 em sua sede própria com toda diretoria, o conselho fiscal, membros da FETAG e associados, para fazer um breve balanço das atividades da gestão.

Com início do mandato em fevereiro de 2014 foram muitas as atividades da entidade sindical em benefício do homem e da mulher do campo, a exemplo de centenas de unidades de produção familiares atendidas com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), com acesso a linhas de crédito e a programas sociais do governo, transformando o estado da Bahia em um dos maiores emissores de DAP do país e o município de Casa Nova o maior do estado; cadastramento do CNIS RURAL (Cadastro Nacional de Informações Sociais) uma forma de assegurar aos trabalhadores do campo seus direitos previdenciários; e a emissão de mais de 2.600 certificados do CAR (Cadastro Ambiental Rural).

Em parceria com a empresa Jequitibá Engenharia e Empreendimento, a garantia da declaração de exercício de atividade rural assim também como a elaboração dos processos previdenciários, como aposentadoria, salário maternidade, auxílio doença, pensão por morte, auxílio reclusão; emissão de declarações de posse e outras declarações buscando organização da categoria e dos imóveis rurais do município.

Mais de 700 famílias cadastradas para titularização de terras; assistência jurídica, cívil, trabalhista e previdenciária; PNHRFETAG Programa Nacional de Habitação Rural com mais de 500 famílias cadastradas; apoio ao esporte a e cultura no município; serviços com trator em localidades do interior; também odontológicos e oftalmológicos; atendimento nas comunidades rurais com dias de campo; estruturação da sede e compra de veículos para a entidade assim também como equipamentos e logística; participação em congressos e movimentos buscando a manutenção de conquistas e lutando por novos direitos; até 2015 a entidade participou de duas campanhas salariais na hortifruticultura e na luta com os assalariados rurais.

O STRCN também esteve participando da GREVE GERAL e em outros movimentos contrários as reformas: trabalhista, previdenciária, terceirização e outros retrocessos impostos pelo governo federal, reuniões em associações e a entrega de quites forrageiro e roçadeira a motor; realização de cursos em parceria com o SENAR, e o apoio à aprendizagem do programa Jovem Aprendiz com turmas funcionando na sede da entidade.

Ainda de acordo com o balanço do STRCN, estes são alguns trabalhos desenvolvidos pela entidade sindical em apoio à categoria. “Estamos buscando sempre a clareza e a transparência, e acima de tudo o respeito ao homem e a mulher do campo, sindicato forte é sindicato que tem representatividade, e desde já deixamos nossas saudações sindicais a toda categoria. Que Jesus abençoe a todos”, finalizou o presidente do STRCN, Vagner Lima.

Da Redação/Fotos: Luiz Washington

Aguarde matéria completa no Jornal impresso