Dengue: “Casa Nova quer ficar fora das estatísticas da Bahia”

Publicado em Casa Nova

12278902 575077772640568 5023115579384494316 nMaria de Lourdes Silva Santos, com a disposição que tem demonstrado à frente da Secretaria de Saúde de Casa Nova, cidade no norte da Bahia, a 573 quilômetros de Salvador, deu início nesta quinta-feira (14/12) à campanha contra a Dengue, Dica e Chikungunya: “Começamos cedo, mobilizamos todos os recursos e pessoal, vamos de casa em casa, conscientizar, insistir e insistir, mas Casa Nova fica fora das estatísticas da Bahia” – diz, enfática.

Maria de Lourdes refere-se às estatísticas da Bahia, que no ano de 2016 cresceram assustadoramente: Foram mais de 70 mil casos de dengue e quase 50 mil casos de chikungunya: “Em 2016 estávamos na tabela LIRAa, (que é o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti), com um índice 1,5, em estado de alerta. Em 2017 o índice manteve-se no estado de alerta aqui na cidade. Nosso esforço agora é eliminar este risco e isso só será possível com a participação da comunidade”.

“Estamos nas ruas, casa por casa, bairro por bairro, localidade por localidade. Verão e primavera, calor e chuva, são elementos essenciais para o desenvolvimento do mosquito. É ele que vamos combater! Não deixar nenhum lugar favorável ao desenvolvimento do mosquito, esse é nosso propósito”.

Inovando, Maria de Lourdes montou postos de coletas de recipientes e materiais que possam servir de criadouro para o mosquito. Os postos estão instalados nas proximidades da Quadra X da Topol, Colégio Irene Campos, Rua do Hospital, Rua do Colégio, Rua do Torra Torra, Rua da Prefeitura e rua do Colégio Getúlio Vargas.

“O prefeito Wilker Torres já determinou e se for preciso colocamos mais postos de coleta. Começamos hoje na Borges e Topol e vamos continuar com mutirões em todos os bairros e centro da sede. É uma guerra que vamos vencer!” – finaliza.

 

Ascom

 

 

 

 

 

 

 

A

 

Adolfo Viana recebe Prêmio Destaque Parlamentar 2017

Publicado em Casa Nova

Adolfo foto destaque 2017O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) recebeu na tarde desta terça-feira (12) o Prêmio Destaque Parlamentar 2017, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Deputado de segundo mandato e líder do bloco parlamentar PSDB/PRB/PPS, Viana foi escolhido pela segunda vez consecutiva por conta da sua assídua participação no Plenário em defesa dos interesses do povo.

Conforme Adolfo Viana, a premiação é a confirmação de que está no caminho certo. “Fico feliz pelo reconhecimento. Sou muito grato aos meus eleitores, familiares, colaboradores do gabinete, amigos e aos jornalistas que  tem importante papel de informar às pessoas e amplificar nosso trabalho realizado no Legislativo. Saio dessa solenidade com a certeza de que estamos cumprindo nosso papel”, destacou Viana.

A premiação é organizada pelo Comitê de Imprensa da Alba, e a avaliação é feita pelos jornalistas que fazem a cobertura diária das ações do Parlamento. Os deputados também escolheram os jornalistas mais atuantes na cobertura do que acontece na Alba.

 

 

 

 

Maria Rocha/Foto: Divulgação

PM de Casa Nova diz que reduziu números de crimes na sede e nos distritos

Publicado em Casa Nova

thumbnail IMG 20171215 WA0107A reportagem da “A Notícia do Vale” que ouviu moradores dos distritos de Pau a Pique, Bem Bom e Santana do Sobrado relatando aumento da violência e falta de policiamento no interior e reconhecendo a melhoria na sede recebeu resposta, com dados e informações, do Comandante da 25ª CIPM, Major PM Hilton Reis, responsável pelos municípios de Casa Nova, Distrito de Santana do Sobrado, Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes.

De acordo com as informações do Comandante “A 25ª CIPM Casa Nova tem apresentado índices extremamente positivos no ano de 2017 com a redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em toda sua área de responsabilidade”

Ele informa: “No que tange os distritos de Pau a Pique e Bem Bom, ocorreu em todo o ano de 2017 um homicídio duplo em Pau a Pique, e nenhum evento homicídio foi registrado em Bem Bom”, e completa: “Temos efetivo disponibilizado para a localidade em questão, que também cobre o Desterro e a Cacimbinha”.

Com ações acontecendo desde o final da semana, o Comandante Hilton Reis informa que, “foram cinco armas apreendidas nas últimas 72 horas”.

Algumas ações operacionais da 25ª CIPM

O Comandante relembra que realiza abordagens em conjunto com a PM Piauí e a 25ª CIPM da Bahia, na região do Ouricuri, objetivando sempre dar segurança à população do interior, e prender possíveis meliantes.

A redação da “A Notícia do Vale”, ao cumprir seu papel de relatar os temores da população, sente-se extremamente recompensada ao ver que suas reportagens recebem resposta em ações das autoridades. "Comprometemo-nos a publicar todos as ações da 25ª que tenhamos conhecimento." 

Da Redação/Foto: Divulgação

Violência no interior de Casa Nova assusta moradores

Publicado em Casa Nova

 

thumbnail Chega de violênciaComunidades do interior de Casa Nova se queixam da falta de segurança.

Assaltos, furtos, agressões e assassinatos estão se tornando fatos comuns em comunidades do interior de Casa Nova.  Com o arrombamento do Posto Abasteça no Distrito de Pau a Pique e relatos de assalto nas estradas, percorremos estes dois distritos em busca de confirmar se as histórias de aumento de violência no interior é real.

“Aqui só se fala em droga” – Atesta Dona Maroca, proprietária de um restaurante na sede do distrito do Bem Bom, distante quase 140 quilômetros da sede do município – “A gente vê esses meninos aí comprando porcaria em cada esquina e os de fora trazendo mais droga. Não tem polícia de jeito nenhum aqui”.

A constatação de Dona Maroca no Distrito de Bem Bom se repete no distrito de Pau a Pique. Quem faz o depoimento, lamentando é João Veridiano, lavrador, aposentado, morador na sede do distrito, “desocupado por vida”, nas palavras dele e que “vejo tudo, meu filho”: “Sobem e descem a ruía em cima dessas motos barulhentas e quase todo fim de semana matam um, ou dão facada. Tem até crack aqui, meu rapaz! ”.

“E o senhor sabe o que é crack? ” – Perguntamos e a resposta é cheia de mágoa: “Mataram 000meu neto por causa disso. A polícia quando veio buscar o corpo dele disse que era por causa do crack que ele tinha sido morto. Não sei como souberam, mas crack prá mim é o cão, rapaz! ”

Os vereadores de Casa Nova, este ano, realizaram duas audiências para tratar de violência, na sede a instalação de câmeras aumentou a vigilância, a construção da Delegacia Integrada e um maior efetivo de policias na sede, deram resultados positivos, mas o interior, está “completa e absolutamente desassistido” – atesta o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sérgio (Paulo Sergio de Brito Rocha – PR) – “E Casa Nova depende do interior”.

maxresdefaultO caso de Santana do Sobrado é emblemático. O Distrito é próximo a Petrolina e Sobradinho e a violência tornou-se lugar comum: assaltos, mortes, repetidos acidentes e falta de policiamento, apesar da proximidade de Juazeiro.

“O governo da Bahia é ausente nos distritos” – lamenta o prefeito Wilker Torres, ele mesmo prejudicado com o assalto ao Posto de Pau Pique, propriedade da família – “Já pedimos um maior efetivo polícia, mais viaturas, nos dispomos a contribuir, mas só promessa”.

Para o prefeito o funcionamento 24 horas dos postos policiais nas sedes dos distritos, duas novas viaturas para cada um, mais efetivo policial presente e comunicação imediata, além de pelo menos mais cinco a dez policiais civis destacados no interior, “iriam melhorar a situação de insegurança do povo nos distritos: “Não é pedir muito” – encerra.

Da Redação/Fotos: Divulgação

 

Bem Bom comemora com sucesso, Festa da Padroeira

Publicado em Casa Nova

DSC 0432

As novenas e as festas de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Distrito do Bem Bom e da localidade de Barra da Cruz, encerram as festas religiosas do município de Casa Nova. Este ano de 2017, com a participação da prefeitura e o empenho do prefeito Wilker Torres de resgatar as tradições festeiras das localidades do interior, as festas, com artistas locais e consagrados voltaram a ter o brilho esperado.

Presente aos dois dias de festa e à procissão de Nossa Senhora da Conceição no Distrito do Bem Bom e na Barra da Cruz, o prefeito Wilker Torres reafirmou sua satisfação em poder contribuir para o resgate das tradições do interior de Casa Nova:   “Desde o início de nosso mandato nosso compromisso é o resgate e o respeito às tradições. Foi assim com a Festa do Interior e com todas as manifestações religiosas das comunidades durante o ano todo”.

“Teremos a festa de São Sebastião no Pau a Pique, dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2018. Será uma festa de paz e alegria, com respeito às tradições de Casa Nova. Queremos todos participando”

DSC 0386