A praça do Jacaré de volta!

Artigos

Aprígio Duarte foi um dos grandes prefeitos de Juazeiro. Praticamente construiu a maior parte do nosso “cais”(hoje, para ser uma noite luminosa, vamos esquecer os “canos”) .

Mas a praça Aprígio Duarte, quase ninguém conhece, o “Jacaré” engoliu nossa história. Nem mesmo a luminosa fonte, com os seus cogumelos musicais, sobreviveu. Praça Aprígio Duarte, “praça da fonte luminosa”..tudo virou praça do “Jacaré ” Esqueceram até um grande “cágado” ou “jabuti importado das ilhas  “galápagos”.

Lembro da sua inauguração, primeira gestão de Américo Tanuri, foi uma noite estonteante e lotada de gente. A “Primavera” vendeu todas “as brama”, foi pouco depois da chegada da energia de Paulo Afonso e só ficou o sabor saudade de uma cerveja gelada na geladeira de querosene jacaré ” ..ficamos depois todos “ki sabor”. Os cogumelos musicais tocavam Beethoven, Mozart, Vivaldi, Choppin..depois convencemos seu “Santinho'” a colocar “Novos baianos”e João Gilberto “, mas o gravador da Fonte  enrolou a fita “cassette”.

Lembro também de uma reinauguração já no tempo de Jorge Khoury nos anos 80( fiz até um texto para o “rivale” dirigido por seu Ermi  Ferrari, revisto por “Feluca”  e ganhei elogios de um dos nossos maiores  filósofos: Ubaldo Marques.
Pois é, não adianta fazer história em Juazeiro e ganhar nome de praça ou rua..”Praça do boi”, “do índio “, da Mônica “, “‘ do jacaré “..( é melhor que o “monumento da besteira na vizinha”).

Além de muita coisa, Juazeiro precisa de praças arborizadas e bonitas é um “make up” necessário.

A prefeita Suzana, reinaugura a praça Aprígio Duarte hoje, só hoje. amanhã ela será  eterna do “jacaré ” que tinha se mudado para “lagoa de Calú ” até virou “jacaré do iptu” mas voltou impávido, “verdinho em folha” 

Juazeiro é maior como “Santiago ” na praça Cordeiro de Miranda..é só ouvir e olhar um pouco mais para si mesma, lá dentro da “Estrela azulada “

Maurício Dia-cantor-compositor-poeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *