Codevasf realiza peixamento com 60 mil alevinos no rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa

Cidades Outras Cidades

Em comemoração às celebrações da tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, que acontece durante o mês de janeiro, na Bahia, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) introduziu 60 mil alevinos de espécies nativas em trechos do rio São Francisco na comunidade da Barrinha, em Bom Jesus da Lapa. O peixamento teve o objetivo de repovoar o rio com as espécies pacamã e curimatã e é uma ação de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier, a Codevasf tem trabalhado continuamente para a recuperação e a revitalização do rio São Francisco, buscando repovoar o rio com espécies nativas da região.

“Pelo terceiro ano consecutivo a Codevasf e o governo federal se fazem presente com esse peixamento, onde estamos fazendo um peixamento de 60 mil alevinos sendo 50 mil curimatãs e 10 mil Pacamãs, espécies nativas do rio São Francisco, com o intuito específico desse momento de conscientização de toda população ribeirinha, muito importante essa ação onde estiveram presentes nesse evento a igreja católica as colônias de pescadores de Sítio do Mato, Bom Jesus da Lapa e de Serra do Ramalho, vários atores importantes que trabalham diuturnamente na conscientização para a revitalização do Velho Chico.”

A celebração contou com representantes da Codevasf, Igreja Católica e da população local. Os alevinos foram produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf em Xique-Xique, vinculado à 2ª Superintendência Regional da Companhia. O centro atua com projetos de pesquisa e produção na área de aquicultura e recursos pesqueiros, com o objetivo de revitalizar a ictiofauna da bacia do rio São Francisco e de apoiar piscicultores e pescadores.

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *