Teve início a Caravana que vai margear o Rio São Francisco para divulgar o Plano Nordeste Potência, que preconiza a ampliação das fontes de energia renovável de forma justa e inclusiva na região. A ação terá como porta-vozes as influenciadoras digitais Luiza Allan (@naocomosoalface) e Megh Melry (@megh_melry) e a cobertura da Eco Nordeste.
Juntas, as duas influencers nordestinas somam mais de 330 mil seguidores nas redes sociais. Enquanto Megh, que divide a cena com a avó, não perde de vista as raízes socioculturais do Sertão, Luiza, também chamada de Alfacinha, é do Litoral e costuma dar dicas de culinária saudável.
A Caravana Nordeste Potência resultará em um vídeo protagonizado pelas duas jovens. A produção audiovisual mostrará a realidade local, os problemas e debaterá as soluções para o desenvolvimento econômico sustentável da região com base na transição energética justa e inclusiva.
O cenário escolhido – o Rio São Francisco – tem sido palco da exploração energética há quase 70 anos. Hoje, acumula oito hidrelétricas e um extenso passivo ambiental, com destaque para o reflorestamento na bacia hidrográfica. O plantio para a recomposição vegetal das áreas impactadas pelas hidrelétricas é apontado pelo Plano Nordeste Potência como uma das fontes de geração de empregos.
Já para o trabalho nos parques eólicos e solares a serem implantados, o cálculo é de 2 milhões de empregos a serem criados. O número é baseado nas outorgas concedidas pelos órgãos estaduais de meio ambiente no Nordeste.
A caravana vai percorrer três dos cinco estados atravessados pelo Rio São Francisco. A expedição partiu da cidade de Penedo, em Alagoas, na terça (30), e acompanhará o Velho Chico até Sobradinho, na Bahia. No roteiro, está prevista ainda uma parada em Petrolina, Pernambuco.
Contará também com a participação das jornalistas Maristela Crispim e Alice Sales, da Agência de Conteúdo Eco Nordeste, que farão uma cobertura especial da caravana, uma das ações do Plano Nordeste Potência.
“A Bacia do Rio São Francisco é estratégica em diversos níveis e sua regeneração é urgente para qualquer proposta de desenvolvimento regional. Participar de uma caravana que visa ampliar o debate e estimular ações que convirjam para este objetivo comum é uma grande honra, até porque promover o desenvolvimento sustentável do Nordeste é o grande objetivo da produção de conteúdo da Eco Nordeste. As expectativas são as melhores possíveis”, afirma a editora-chefe da Agência de Conteúdo Eco Nordeste e diretora-executiva do Instituto Eco Nordeste, afirma Maristela Crispim.
No percurso rio adentro, a caravana vai captar histórias, vivências e se aprofundar nas realidades locais. A ideia é espalhar a mensagem do Plano Nordeste Potência e estimular que um modelo de energia renovável justo e inclusivo seja pauta da discussão política.
Com 24 páginas, o Plano Nordeste Potência é resultado de uma coalizão de quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima (CBC), Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e Instituto ClimaInfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Agencia Nordeste/Verônica Falcão