Ginástica rítmica baiana conquista medalhas em competição nacional 

Cidades Outras Cidades

Com as disputas na cidade de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, a Bahia foi bem representada pelas suas ginastas no Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Ginástica Rítmica, que começou no dia 14 de agosto e seguiu até o último domingo, 04. As categorias adulto, juvenil e infantil trouxeram medalhas para o estado. 

A atleta Keila Santos, 14, ficou em 3º nas categorias juvenil individual geral e levou também a medalha de bronze para casa no aparelho maças. Ela já havia sido vice-campeã por equipe e quarto lugar no aparelho maças recentemente no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro, no mês de julho.  

Keila e sua ténica, Joseane Coelho, viajaram no dia 28 de agosto com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que concedeu as passagens. “É uma atleta que acumula muitos bons resultados nos últimos anos e é uma ginasta que estamos trabalhando aos poucos para o mundial”, comenta Joseane. 

Já a baiana Alana Santos, 19, brilhou e se consagrou campeã brasileira adulto no geral e ainda pegou a medalha mais cobiçada na categoria bola. Ambas as atletas são os principais nomes da modalidade na Bahia desde 2019 e frutos de uma parceria entre a Federação Baiana de Ginástica (FBG), a Sudesb e a Gorba Centro de Treinamento em Ginástica para alavancar a modalidade no estado. Elas fazem parte atualmente do programa de apoio financeiro ao atleta Bolsa Esporte, do Governo da Bahia, através da Sudesb. 

Clara Vaz, 12, na categoria juvenil, e Maria Paula Caminha, 13, na categoria juvenil, outras atletas da GORBA, também trouxeram medalhas da competição. Clara foi medalha de prata na categoria mãos livres e Maria conquistou a prata no aparelho arco e o bronze no aparelho maças, chegando ao quarto lugar geral.  

“Nós levamos também as atletas Thaíla Sodré, 9, e Luíza Simões, 13. Os resultados de Keila, Maria Paula e Luíza nos colocaram no quarto lugar no geral contra mais de 14 equipes”, completa Joseane, treinadora da Gorba. 

As conquistas da Bahia vêm crescendo na modalidade. Ainda em agosto, a ginasta Julia Góis foi campeã Sul-Americana de Ginástica Aeróbica, em competição realizada em Lima, no Peru. Ela também possui o Bolsa Esporte.  

“Para mim está sendo uma felicidade muito grande em elevar o nome da ginástica no estado e para fora dele. O apoio da Sudesb está nos ajudando a conquistar títulos e pleitear posições de destaque nacional. Gostaria muito de agradecer a toda equipe da entidade, que trabalha em prol do esporte baiano, por nos ajudar nas demandas que trazemos.”, afirma a treinadora. 

Ascom Sudesb 

Maurício Viana, estagiário 

Foto: Divulgação/FBG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *