A soteropolitana Maria Letizia Ferrara, 12 anos, conquistou duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Infantil e Juvenil de Nado Artístico, na categoria infantil para principiantes, em São Paulo, entre os dias 20 e 23 de outubro. Oriunda do Projeto Social Natação em Rede, de gestão da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Letizia disputou medalhas com atletas integrantes de tradicionais e fortes clubes paulistas e cariocas como Pinheiros e Flamengo.
Além de Letizia, que assegurou o segundo lugar nas provas de solo e de figuras, a também baiana Maria Eduarda Lemos participou do campeonato, ficando em quinto lugar na categoria juvenil principiante na prova de solo. Elas estavam acompanhadas da técnica e professora do projeto, Maria Helena. A delegação baiana foi formada por outras três atletas, totalizando seis integrantes, tendo, professoras e jovens, viajado a São Paulo com passagens aéreas cedidas pela Sudesb.
Antes do Brasileiro, competição em que ambas participaram pela primeira vez, Letizia e Maria Eduarda já tinham competido no SP Open de Nado Artístico, que aconteceu em setembro, também na capital paulista.
Naquela oportunidade, Letizia ficou com ouro nas provas de figuras e solo; Maria Eduarda com um ouro no dueto e duas medalhas de prata também nas figuras e solo. Já a equipe baiana, formada por seis atletas, conquistou o outro na categoria principiante B. Ao todo, a delegação da Bahia venceu seis de sete provas disputadas em setembro.
Todas as atletas são alunas do projeto Natação em Rede, com aulas duas vezes por semana na piscina olímpica da Bahia, situada na Av Bonôco. Desde 2018, a Sudesb garante o financiamento de turmas de iniciação esportiva em nado artístico.
Ascom/Sudesb/Jéssica Tavares – 6108