A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), promoveu na última quinta-feira (27) o 1º Baile dos Idosos. O Centro de Convivência do Idoso (CCI) Vó Pulú foi palco de muita música, dança e animação de aproximadamente 80 idosos dos diversos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município.
A festa foi animada pelo cantor Edenio Lima, que trouxe o melhor do forró pé-de-serra para não deixar ninguém parado. A turma da Terceira Idade dançou bastante e ainda se divertiu bastante no karaokê. Para Iara da Silva Martinho, 67 anos, a festa foi muito especial. Ela faz parte do Serviço de Convivência do CCI Vó Pulú há seis meses e contou como isso tem feito a diferença na sua vida. “Sou de outro estado e moro há pouco tempo em Petrolina. Estava me sentindo sozinha e desanimada. Depois que passei a frequentar o ‘Vó Pulú’ passei a fazer alongamento, pintura, e o mais importante: fiz amigos”, destaca.
A secretária executiva de Políticas Públicas da Assistência Social, Francinete Panta Nery, ressaltou a importância do evento. “O idoso é o público mais fiel e animado que temos no Serviço de Convivência. Os próprios idosos pedem por eventos que promovam a socialização e, nós como serviço público, temos a obrigação de fomentar cada vez mais essas oportunidades para eles”, explica.
A gestora da SEDESDH, Doriane Secchi Mascarelo, ressalta a importância de proporcionar eventos de socialização para os idosos. “Em decorrência da pandemia, os idosos ficaram sem eventos e atividades em grupo por quase dois anos, e isso causou muitos impactos físicos e emocionais na vida deles. Por isso, a orientação do prefeito Simão Durando é realizar constantes ações recreativas voltadas para este público”, finalizou.
Irislane Pacheco/Foto: Deivid Menezes