Secretaria de Saúde realiza ações educativas e de combate ao mosquito Aedes aegypti em Juazeiro 

Cidades Juazeiro

As atividades começarão na EMEI Maria Júlia Rodrigues Tanuri, no bairro Dom Tomaz nos dias 16 e 17 de novembro, às 08h30 e 14h30, respectivamente. Através de palestras educativas, os profissionais de saúde levarão informações sobre os perigos das arboviroses e formas de prevenção às crianças da rede municipal. Já no dia 18, ocorrerá o ‘Dia D’ com mutirão de visitas domiciliares e bloqueio focal no bairro Antônio Guilhermino e palestra lúdica na EMEI Dilma Calmon Oliveira, no bairro Alto do Quidé, às 08h30.

Para o supervisor do Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde, Diego Alves da Silva, o trabalho desenvolvido pela gestão tem tido uma boa adesão da comunidade. “Os agentes de endemias fazem visitas domiciliares regularmente e tem percebido que muitas pessoas estão se dedicando mais ao combate do mosquito. Mas pedimos que a população se una aos nossos esforços, porque todos precisam fazer a sua parte”, falou.

O Núcleo de Combate às Endemias é o responsável pelos trabalhos de controle e prevenção dessas arboviroses, disponibilizando cerca de 80 servidores para cobrir as áreas da zona urbana e interior de Juazeiro, periodicamente. Infelizmente, diante do cenário de chuvas, os números de notificações aumentam. “Estamos num período  de chuvas na região, a população mais tempo em casa, o descarte irregular de lixo, entre outros fatores, propiciam o surgimento dessas doenças/arboviroses. Nosso trabalho de combate é composto por ações educativas, mutirões de visita domiciliar em locais com maiores índices de infestação, realização de pulverização com o apoio do Núcleo Regional de Saúde Norte, e o bloqueio em pontos estratégicos como: borracharias, sucatões, entre outros”, explicou a superintendente da Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Moraes.

‘Dengue Zap’

Como forma de agilizar o atendimento de demandas relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, a Sesau disponibiliza o serviço ‘Dengue Zap’ (74 98827-9832). Nele é possível indicar a existência de locais que possam servir de criadouros para o mosquito.

Lei municipal

No ano de 2017, foi instituído em âmbito municipal a lei 3.368 – da Semana Municipal de Prevenção às Doenças Exantemáticas, a ser comemorada anualmente na terceira semana de novembro, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue (19 de novembro).

Texto: Thamires Santos – Ascom/Sesau/PMJFotos: Pedro Ângelo/ Ascom PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *