Está praticamente selado o nome do deputado federal Elmar Nascimento para assumir o Ministério das Minas e Energia do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A indicação do deputado baiano é vista por integrantes do novo governo como uma sinalização para que o União Brasil faça parte da base do futuro governo Lula. Líder do partido na Câmara dos Deputados, o parlamentar também tem se articulado para ser o relator da proposta da emenda constitucional (PEC) da Transição, aprovada no Senado na última quarta-feira (7).
A possibilidade de Elmar assumir um ministério no futuro governo Lula gerou críticas do ex-ministro Geddel Vieira Lima. “Do jeito que vem sendo posta em prática essa palavra [governabilidade] tem arrebentado os governos. Imaginem vocês, o deputado Elmar Nascimento espalhando aos quatro cantos que vai ser ministro das Minas e Energia do Lula”, escreveu Geddel esta semana nas suas redes sociais.
“É inacreditável a especulação surreal à possibilidade. Esse não apoiou, esculhambou e falou mal. Para que disputar a eleição se em nome da governabilidade ninguém perde?” questionou o ex-ministro.