Só os gestores irresponsáveis não se incomodam ver uma patrimônio público totalmente abandonado como a BIBLIOTECA Municipal de Casa Nova no estado da Bahia há 570 quilômetros da Capital – Salvador, comentou uma cidadã/servidora pública, que presenciou a reportagem do Jornal A Noticia do Vale fotografando o que ainda resta: o prédio, centenas de livros rasgados, cupins e muita sujeira.
A Biblioteca de Casa Nova, construída pela Chesf nos anos 70, quando a população da sede e do interior, não chegava nem à metade da de hoje, e que deveria ser o CARTÃO POSTAL da EDUCAÇÃO do município, está completamente abandonada pelo poder público, numa demonstração de que a educação municipal está tão abandonada quanto a educação, sem se falar na grande maioria dos prédios escolares com o da antiga Escola Agro técnica, “aquela outra, nas proximidades do Rancho Alegre” e muito mais que, nem sequer, o governo municipal passou uma “mão de tinta“, comentou a cidadã que preferiu não ser identificada, temendo ser perseguida pelo prefeito da cidade, Wilker Torres, considerado o pior de todos.
Há quem sugira ao prefeito, considerando que ele não tem interesse em reformar o que deveria ser o Cartão Postal da Educação, demolir aquela vergonha, até mesmo para quem visita Casa Nova não levar a má impressão da segunda maior cidade baiana do Vale do São Francisco, depois de Juazeiro/BA.
Informações dão conta que certa vez, o vereador Paulo Sérgio, chegou a indicar a construção de uma nova biblioteca, mas parece que o prefeito da época era tão ignorante quanto ao atual que não deu ouvido ao Edil.
Procurado pela nossa reportagem, o secretário de educação e vereador licenciado, Uiliam Pereira, disse que o espaço da biblioteca está desativado e sob a responsabilidade da secretária de cultura, que tem como titular da pasta, o Jailson Gato do PT.
Agora, vamos procurar ele, o Gato. Alguém tem de explicar aquela situação da biblioteca, até porque foi construída com recursos públicos, dinheiro do povo casanovense.
Já tem quem sugira, considerando que a cidade não tem, transformar aquela casinha de pombo/antiga biblioteca, num MUSEU.
Dava uma limpada ali com tinta, mesmo daquela em pó ou CAL, já que o prefeito não valoriza EDUCAÇÃO e CULTURA e amenizava um pouco; ou se preferir, demolir, pra evitar que daqui a uns dias aquilo ali sirva de esconderijo para usuários de drogas como já acontece com a quadra poliesportiva da Quadra X, também abandonada.
Pelo fato de não ter quem reclame, muito menos quem fiscalize, além do abandono dos bens públicos do município, já tem gente invadindo praças e até as calçadas, impedindo assim o livre acesso dos pedestres, prejudicando os comerciantes locais que pagam seus impostos em dia; tudo isso para fazer seus investimentos sem nem sequer demonstrar qualquer preocupação com seus vizinhos, construindo ao seu bel prazer.
Da Redação mais fotos no Souza Luiz Washington De Souza | Facebook ou (@anoticiadovale) – Instagram