Remanso sai na frente e recebe primeiro sistema de microrede do Nordeste

Cidades Remanso
.

O município de Remanso, norte da Bahia, a 720 quilômetros de Salvador, estará oficialmente recebendo o primeiro sistema de microrede do Nordeste, instalado na comunidade de Xique-Xique, a 30 quilômetros da cidade. 

20 anos após a publicação do primeiro estudo orientado de autoria do Professor Carlos D’Alexandria Bruni, Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e Mestre em Engenharia Mecânica, a Bahia ganha sua primeira micro rede destinada a suprir de eletricidade uma comunidade isolada no interior do norte da Bahia, atendendo a mais de 100 unidades familiares. 

Construída pela Neoenergia Coelba, a micro rede objetiva atender com distribuição de energia comunidades distantes das redes e que exigiriam valores muito altos para a extensão de rede convencional do Programa Luz para Todos. 

A ideia, teoricamente exposta e explicitada pelo Professor Carlos Bruni, é a substituição do uso da energia convencional, vinda através de posteamento, com alto custo de implantação e manutenção, por um sistema local, dimensionado para satisfazer a comunidade e com facilidade de ampliação. 

A Neoenergia Coelba, que está distribuindo os convites para a inauguração marcada para o dia 31 de janeiro de 2023, às 13 horas, diz, por técnicos que acompanharam a escolha da comunidade, dimensionaram o possível gasto, fizeram levantamentos de produção agrícola, renda e instalações das residências locais, que esta é uma das maiores inovações em distribuição de energia em diversos aspectos. 

Um dos aspectos destacados é a geração de energia “limpa”, a usina fotovoltaica, de baixo custo de manutenção e flexível para ampliação. A comunidade gera sua própria energia. 

A iniciativa da Neoenergia Coelba foi recebida com satisfação pelo prefeito de Remanso, Marcos Palmeira (PC do B): “É uma iniciativa pioneira, que estende a eletrificação a comunidades não atendidas pelo programa Luz para Todos”, lembrando que a eletricidade aumenta a produtividade e abre novas oportunidades para produtores familiares nos lugarejos mais afastados do município. 

Por Manoel Leão

Mais noticias, curta nossas páginaFacebook.com/anoticia.dovale – @anoticiadovale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *