Cesol-SSF participa de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Cidades Juazeiro
.

Na última quinta-feira (09), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) realizou reunião para discutir pautas relativas à ampliação de programas voltados para agricultores e agricultoras rurais. O encontro aconteceu na sede da Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF), e contou com a presença do coordenador de Articulação territorial, do Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), Valter Santana, da agente socioprodutiva e técnica em alimentos, Elenízia de Souza, e de instituições públicas da região ligadas a agricultura familiar.

Entre as pautas discutidas durante a reunião estiveram informações relativas aos programas Garantia Safra, Alimenta Brasil (PAB) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar -PNAE. De acordo com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), o programa Garantia Safra teve, no período de 2022/2023, 3.229 adesões de produtores e produtoras e 3.096 foram homologados. Também foi informado que em Juazeiro, foram cadastrados no PAB, 200 agricultores e destes, 127 possuem produtos para entregar ao programa.  

Entre as deliberações para o Conselho estiveram identificar produtores que possam participar de editais de chamadas públicas e orientações a respeito da importância de ter ou atualizar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP),para acesso aos programas, que pode ser feito no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro ou através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER). Por último, foi discutido a respeito do novo circuito da Feira do Bode realizada mensalmente nos distritos de Juazeiro.

CRÉDITO BANCO DO NORDESTE:  Ainda durante a reunião foram apresentados, por representantes do Banco do Nordeste, as novas linhas de créditos ofertadas para  produtores rurais. Entre as ações estão a expansão do atendimento aos agricultores familiar, pertencentes ao grupo variável do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com renda até R$ 360 mil por ano, atividades que geram renda tanto no campo quanto nas áreas urbanas, sejam elas agrícolas, pecuárias ou outras atividades não agropecuárias no meio rural, a exemplo do turismo rural, agroindústria, pesca, serviços no meio rural ou artesanato.

A reunião do CMDS também contou com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, da ADEAP, da União das Associações Comunitárias de Juazeiro, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), do Comitê de Massaroca e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Ascom

Mais noticias, curta nossas páginas Facebook.com/anoticia.dovale – @anoticiadovale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *