Jornalista lança documentário sobre violência obstétrica em Belém

Uncategorized
Foto: Divulgaç]ao

A jornalista Denise Soares irá lançar, na próxima sexta-feira (17) e sábado (18), o documentário “A dor do parto que eu não tive”, que reúne histórias de mulheres que foram vítimas de violência obstétrica. O lançamento ocorre O documentário será exibido em duas sessões, no Shopping Bosque Grão Pará: na sexta-feira (17), às 19h30; e no sábado (18), às 20h30.

O documentário aborda uma experiência vivida pela própria jornalista. O relato foi compartilhado nas redes sociais de Denise, que explica: “Nas primeiras semanas de vida da Eva compartilhei com vocês o meu relato de parto. Ninguém esperava um desfecho tão ruim. Inúmeras mulheres se viram na minha história e reviveram seus próprios traumas. Foram meses de questionamentos angustiantes e insuportáveis. Daquela experiência traumática nasceu a ideia de dar voz a quem, como eu, foi vítima de violência obstétrica”.

Segundo Denise, “A dor do parto que eu não tive” reúne relatos de “mulheres desrespeitadas na sua dignidade e autonomia em um momento único e de extrema vulnerabilidade que é o parto”. “Mulheres totalmente desamparadas pelo sistema obstétrico, cujos profissionais têm práticas contrapostas ao recomendado hoje pela ciência. Atitudes que nos levam a questionar e combater o modelo abusivo de atendimento, seja no SUS ou rede particular”, defende a jornalista, ao destacar o bom atendimento que recebeu no Centro de Parto Normal, em Castanhal.

Por isso, segundo Denise, “o documentário também propõe uma reflexão acerca da assistência humanizada. Profissionais de saúde e do direito saem em defesa da humanização dos nascimentos, que nada mais é do que garantir acesso seguro, digno e de qualidade na gestação, parto e puerpério”.

“Se um dia nossos filhos nos perguntarem: ‘Como foi quando eu nasci, mamãe?’ Que história nós vamos contar pra eles? Percebe o impacto que tem o nascimento?”, questiona. “É difícil expor uma dor como essa. É delicado tocar em um assunto polêmico. Por que fizemos, então? Porque a informação correta educa, é capaz de evitar outras vítimas, de punir os responsáveis pela violência obstétrica, e de provocar mudanças significativas no sistema”, comenta Denise.

SERVIÇO:

LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO “A DOR DO PARTO QUE EU NÃO TIVE”
Data: sexta-feira (17), às 19h30 e sábado (18), às 20h30
Local: Teatro do Shopping Bosque Grão Pará (Av. Centenário, 1052, Val-de-Cans, Belém/PA)

Por Ana Laura Carvalho
Jornalista

Mais fotos e mais noticias visite nosso Facebook.com/anoticia.dovale – @anoticiadovale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *