Abertas inscrições para o projeto Dragon Boat Bahia 

Cidades Outras Cidades

As inscrições para o projeto Núcleos de Canoagem Dragon Boat Bahia, uma parceria entre a Federação Baiana de Canoagem e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), estão abertas a partir desta segunda-feira, 03. O programa visa atender adolescentes e jovens de 12 a 17 anos, pessoas com deficiência (PCD) e mulheres em enfretamento ao câncer de mama. 

O projeto tem núcleos em Salvador (dois que funcionarão no Dique do Tororó), São Félix Camamu (um em cada município), e Paulo Afonso, cujos dois núcleos já se encontram em funcionamento no Lago do Touro e da Sucuri, respectivamente. Os interessados devem apresentar a documentação exigida – cópia do RG, CPF, comprovante de residência e atestado médico – nos locais de execução das atividades de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h.  

Em Salvador, os interessados devem se dirigir com toda a documentação ao Dique do Tororó (píer principal). Já em Camamu, as inscrições ocorrerão no Centro Integrado de Cultura e Esporte Miguel Barros (Av. Beira Mar) e, em São Félix, na Rua Silva Bingles, 13, Centro. Em todos os núcleos, as aulas serão ofertadas em turmas nas segundas e quartas e nas terças e quintas, nos dois turnos. 

O investimento do Governo do Estado para a ação é de mais de R$ 450 mil, beneficiando um público estimado de 528 pessoas em quatro municípios baianos. O objetivo é estimular e incentivar o bem-estar individual e coletivo, assim como auxiliar na manutenção de um viver mais sadio e de uma sociedade mais saudável, consciente, empática, harmônica e respeitosa. 

“Essa ação faz parte dos esforços do Governo do Estado e da Sudesb no fomento às práticas esportivas nas mais variadas modalidades. Estamos muito empolgados em finalmente colocarmos em prática um projeto dessa relevância, com a possibilidade de levarmos essa experiência inovadora no país para as pessoas que mais precisam, em especial as mulheres que estão no enfrentamento do câncer de mama nas várias fases do tratamento”, comenta Wilton Brandão, diretor de Fomento da Sudesb. 

Dragon Boat – A modalidade é praticada em um barco de 13m de comprimento, conduzido por até 20 remadores, um timoneiro e um ritmista, num total de 22 atletas. Ela foi trazida para Bahia e adaptada pelo italiano Cesare Decarli no município de Paulo Afonso há 14 anos, no Rio São Francisco. Como homenagem à lenda regional de que a carranca protege as embarcações, ganhou o nome de Carranca Boat.  

No início deste mês, com o objetivo de proporcionar uma formação consistente, orientada, unificada e segura de metodologia, a Sudesb promoveu 30 horas de capacitação, por meio de aulas práticas e teóricas, para os profissionais que vão atuar nos seis núcleos do projeto. As aulas foram ministradas pela Associação Carranca Boat de Paulo Afonso, que possui a permissão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para certificar e habilitar os profissionais do programa. 

Ascom Sudesb/Maurício Viana, estagiário 

Mais fotos e mais noticias, click aqui @anoticiadovale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *