Projeto Pega Visão faz doação de 63 óculos após exames gratuitos de visão em Feira de Santana

Cidades Outras Cidades

Foto: Divulgação

O projeto social Pega Visão encaminhou a doação de 63 óculos para moradores da região do bairro do Tomba, em Feira de Santana, no último sábado (5). Todos os beneficiados passaram por testes gratuitos de acuidade visual e tiveram problemas como miopia e astigmatismo detectados. Ao todo, 74 pessoas foram atendidas.

Após o resultado dos exames, cada um dos beneficiados escolheu a armação preferida entre as diversas opções disponibilizadas pelo Pega Visão. Todo o projeto é gratuito, desde o atendimento inicial até a entrega dos óculos, que vai ser feita nos próximos dias.

O projeto tem como objetivo cuidar da saúde visual de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e garantir uma visão saudável como direito básico, partindo da premissa de que uma visão nítida é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças, contribuindo positivamente em seu aprendizado e bem-estar geral.

Núbia da Silva foi uma das pessoas atendidas e selecionadas para ganhar o óculos no Tomba. “Essa é uma oportunidade maravilhosa. Me senti muito acolhida e só tenho a agradecer pela iniciativa de oferecer óculos a pessoas que não tenham condições. Muita gratidão por tudo”, disse.

Já o pequeno Arthur Silva, que também precisa de lentes corretoras, aprovou a iniciativa e ficou empolgado na hora de escolher a armação de seu óculos devido ao grande número de opções disponíveis. Depois de não aceitar as sugestões da mãe, ele mesmo decidiu. “Quero esse”, disse, apontando para uma armação colorida. O óculos deve chegar nos próximos dias.

O projeto

O projeto Pega Visão vai atender, ao todo, 500 pessoas em Feira de Santana até o final de setembro. A iniciativa começou nos dias 8 e 9 de julho, quando foram feitos 91 exames na Praça Dona Pomba, no bairro Rua Nova. A etapa foi concluída com a doação de 72 óculos.

No total, o projeto já atendeu 163 pessoas e fez a doação de 137 óculos. Ainda serão realizados cerca de 340 atendimentos em sete datas e locais já agendados, sempre em finais de semana, com exames marcados previamente em conjunto com entidades da região.

Nesta semana, a ação será realizada na região do Feira IX, no sábado (12), e depois vai para outros pontos da cidade. Feira de Santana é o primeiro município a receber o projeto, que será realizado em outras localidades do Brasil.. Confira:

O teste

O teste de acuidade visual identifica o quanto uma pessoa consegue ver as coisas com maior ou menor nitidez. Ele é o exame mais comum para checar a capacidade funcional da visão de uma pessoa.

Estrutura de apoio

Durante os exames, uma estrutura de apoio será montada para receber as crianças e suas famílias com serviços de saúde e opções divertidas de lazer. A programação inclui a presença de um médico clínico geral, que fará consultas gratuitas, além de profissionais para aferição de glicemia e pressão arterial.

Os moradores também poderão cortar o cabelo e fazer aulas de alongamento e de dança, além de massagens rápidas, tudo gratuitamente. Brinquedos infláveis estarão à disposição das crianças, que vão ganhar pipoca e algodão doce e poderão se divertir com apresentações culturais.

O projeto Pega Visão é uma realização da BW incentiva, através da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura.

Sobre a Fábrica

Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social. Com ações em diversas cidades do Brasil, a Fábrica tem como objetivo oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Em atuação há mais de 15 anos, a Associação é responsável por projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social que já beneficiaram cerca de 50 mil pessoas pelo país. Para a execução dos projetos, a Fábrica conta com a colaboração de pessoas físicas e jurídicas. Quer saber como doar e apoiar as ações que impactam tantas vidas? Acesse www.fabrica.ong.br e acompanhe as redes sociais da entidade pelo @fabrica.ong.br.

Próximas datas:

12 de agosto – Feira IX – 50 atendimentos – Rua A, s/n, na Igreja EFATÁ

19 de agosto – Tanquinho de Humildes – 50 atendimentos

20 de agosto – Feira IX – 50 atendimentos

02 de setembro – Pau de Légua – 50 atendimentos

03 de setembro – Parque getúlio Vargas – 50 atendimentos

16 de setembro – Bonfim de Feira – 50 atendimentos

17 de setembro – Tapera – 39 atendimentos

Horário: das 8h às 14h

Programação no local

  • Consulta Clínico Geral
  • Aferição de Glicemia e Pressão
  • Alongamento
  • Aula de dança
  • Corte de Cabelo
  • Massagem

Para as crianças

  • Pipoca
  • Algodão doce
  • Brinquedos infláveis
  • Apresentações culturais
  • Por Karime Ribeiro/Foto: Keren Victoria Ferreira dos Reis

Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *