Prefeitura de Juazeiro realiza ação socioambiental em alusão ao 522 anos do Rio São Francisco

Cidades Juazeiro

Em alusão aos 522 anos do Rio São Francisco, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), realizou nesta terça-feira (4) mais uma etapa do projeto ‘Educação Ambiental em Ação’. As equipes percorreram a região da Orla I e II, desde a Marinha até o Angari, e também semáforos da região central da cidade, realizando orientações e distribuição de panfletos educativos e lixeirinhas para carros.

“Neste dia de celebração, é fundamental que todos nós reconheçamos a importância do Rio São Francisco em nossas vidas e redobremos nossos esforços para protegê-lo e preservá-lo. Nossa equipe está comprometida em promover a educação ambiental e conscientização, pois acreditamos que, através da educação, podemos garantir um futuro sustentável para o Rio São Francisco e para as gerações futuras“, disse o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira.

Erivaldo dos Santos Barreto, pescador há mais de 40 anos falou da importância de preservar o rio que te dá o sustento familiar “É a nossa fonte de sobrevivência, sem ele não teríamos o que comer. Precisamos cuidar do rio como cuidamos da nossa própria casa, para que as futuras gerações também possam desfrutar das suas bênçãos”, disse Erivaldo dos Santos Barreto.

Rio São Francisco
Antes chamado de Opará (rio-mar) pelos índios que habitavam suas margens, com a chegada de Américo Vespúcio, foi batizado de São Francisco, em homenagem ao dia do santo. Neste dia 04 de outubro comemora-se o 552 aniversário do rio São Francisco.    

Com seus 2.814 quilômetros de extensão, atravessa cinco estados brasileiros (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) e deságua no Oceano Atlântico, formando um dos maiores complexos de água doce do Brasil. Sua bacia hidrográfica é responsável por uma variedade de ecossistemas únicos, que abrigam uma rica biodiversidade.

Além disso, o Velho Chico desempenha um papel vital na agricultura, fornecendo água para irrigação de culturas e sendo fundamental para a sobrevivência de comunidades ribeirinhas e indígenas. Suas águas também sustentam importantes atividades econômicas, como a pesca e o turismo, gerando empregos e oportunidades para a população local.


Texto e foto: Gabriel Filliph – Ascom PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *