O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com representantes do secretariado, nessa quinta-feira (25), para discutir o planejamento da Festa de Iemanjá e reconhecer o trabalho realizado pelos pescadores da Colônia de Pesca do Rio Vermelho foi realizada nessa quinta-feira (25), em Salvador. O encontro reuniu representantes das secretarias do Meio Ambiente (Sema), Turismo (Setur), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Cultura (Secult) e a Bahia Pesca.
Durante a reunião, a diretora de Política e Planejamento Ambiental da Sema, Luana Ribeiro, apresentou o programa Bahia Mais Verde Verão. Ela enfatizou o programa engloba ações abrangentes de educação ambiental, sensibilização e apoio às campanhas de limpeza das praias e do mar, dentre outras.
“A pasta ambiental tem se dedicado a uma articulação ativa com as instituições e associações que desenvolvem ações de preservação ambiental, dentre elas a colônia de pescadores, especialmente as do Rio Vermelho e de Itapuã, esta última sendo incluída pela primeira vez este ano. No ano passado, realizamos uma ação simbólica de limpeza com os pescadores para incentivar a conscientização sobre a importância de não deixar lixo nas praias durante as festividades”, destacou a diretora.
Além disso, Luana apresentou outras iniciativas, como a elaboração de uma cartilha de orientação sobre práticas sustentáveis no planejamento de eventos populares, a qual foi compartilhada com os presentes. Também ressaltou o trabalho conjunto com a Setur para sensibilizar os turistas sobre a preservação ambiental, além do monitoramento detalhado das praias em toda a Bahia.
No que diz respeito às ações rotineiras, a Sema, que já promove – junto com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) – o projeto Ecofolia Solidária de apoio aos catadores de materiais recicláveis no Carnaval, incluiu para este ano a ‘HidratAção’, em parceria com a Embasa. Nessa iniciativa serão contratados catadores para coletar os copos distribuídos durante os eventos, a fim de evitar que esses resíduos sejam descartados nas ruas e praias, uma vez que não há demanda comercial viável de reciclagem para eles.
Adicionalmente, foi destacado o gesto simbólico do “balaio ecológico” oferecido pelo Governador em homenagem a Iemanjá, onde apenas materiais orgânicos, como flores e frutas, são utilizados, sem nenhum elemento poluente.
Política Livre/Foto: Divulgação
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale