Sobradinho adere ao Programa Criança Alfabetizada e realiza avaliações diagnósticas com crianças das escolas de educação infantil

Cidades Sobradinho

Em 2024, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação (SME), adere ao programa do governo federal Criança Alfabetizada. Com isso, a gestão municipal do prefeito Cleivynho Sampaio assume o compromisso de investir na promoção da alfabetização na idade certa para todas as crianças da cidade.

De acordo com o governo federal, o objetivo do Programa Criança Alfabetizada é assegurar que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, bem como investir na recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano que foram afetadas pela pandemia.

“A alfabetização é uma etapa fundamental do percurso escolar de qualquer estudante. Somente alfabetizada a criança será capaz de se comunicar com autonomia, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades em diferentes áreas. Com o objetivo de promover a alfabetização de nossos estudantes na idade certa, o município de Sobradinho, por meio do Programa de Alfabetização, Criança Alfabetizada, em Regime de Colaboração (PARC) e CAED (Centro de Apoio à Educação à Distância), realizou o cadastro de todos os profissionais e estudantes para a realização das avaliações diagnósticas em leitura, escrita, matemática e fluência leitora”, disse a Secretária de Educação Ducilene Kestering.

Como primeira ação do programa em Sobradinho, durante os dias 20 e 21 de março, a SME realizou a aplicação de avaliações diagnosticas nas escolas de educação infantil do município. Foram realizadas provas de português e matemática com as crianças matriculadas nas escolas de fundamental – anos iniciais de Sobradinho.

Segundo a SME, a partir dos resultados alcançados com as avaliações, o objetivo é identificar o nível de aprendizagem dessas crianças, de modo que ações específicas possam ser implementadas para desenvolver as capacidades de cada uma.

“Os resultados da avaliação constituem verdadeiras evidências para a elaboração de um diagnóstico assertivo. Mas, para isso, é preciso que as escolas executem os procedimentos necessários. Parabenizo Ana Paula, articuladora municipal, Batuyra Cristina, articuladora do Território e Moreninha Semente, formadora da educação infantil pela condução desta política educacional de direito. Com os gestores, estamos somando esforços para garantir esse direito aos nossos estudantes!”, finalizou a Secretária.

Ascom/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *