Universidade baiana participa de concurso mundial de urbanismo

Cidades Salvador

É possível integrar ambientes urbanos de modo sustentável e esse é um dos objetivos do concurso internacional Students Reinventing Cities (Estudantes Reinventando Cidades) 2024, promovido pela rede C40. A competição busca possibilitar um compartilhamento de ideias, visões e projetos inovadores para a transformação de áreas urbanas selecionadas em bairros verdes, prósperos e sustentáveis.  

Na Bahia, a Universidade Salvador (UNIFACS) é uma das instituições de ensino superior escolhidas para representar a capital baiana no concurso, que irá englobar 17 cidades de diferentes países, que representarão locais estratégicos a serem transformados, como Lisboa, Los Angeles, Barcelona, Buenos Aires, Londres, Joanesburgo e, representando o Brasil, Salvador e Curitiba.  

Professora e coordenadora de Grande Área dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo & Design da UNIFACS, Paula Berton explica que a universidade vai participar da competição por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por estudantes e recém-formados da UNIFACS. “A equipe será formada por alunos de Arquitetura e Urbanismo, mas vamos abrir vagas, também, para estudantes de Engenharia e de outros cursos que possam contribuir, de alguma forma, com o projeto, e para estudantes que tenham se formado há pouco tempo pela instituição”, explica. 

Cidade Baixa 
Em Salvador, a área escolhida pela Prefeitura, através do Escritório de Cooperação Internacional, para fazer parte do projeto será o bairro do Pilar, localizado na Cidade Baixa. O objetivo será criar um projeto de área verde, integrado às edificações pré-existentes e que possibilite um desenvolvimento sustentável da região. 

 Para professora Paula Berton, a participação no concurso, que possui escala mundial, será uma experiência única. “Essa é uma grande visibilidade para a instituição, professores e alunos, porque há envolvimento de um órgão sério, uma campanha visionária, pensando no futuro do planeta, e de caráter mundial”, opina a docente da UNIFACS, integrante do Ecossistema Ânima.

 Dinâmica 
As equipes de Salvador podem se inscrever até o dia 5 de abril de 2024. Os projetos serão submetidos até junho e a previsão é de que os vencedores sejam divulgados entre os meses de agosto e setembro. Cada equipe deverá ser formada por pelo menos dois estudantes, com idades de até 28 anos. Os membros da equipe participarão de orientações e workshops oferecidos pela C40, que servirão, também, de guia para a elaboração de propostas urbanísticos sustentáveis. 

 Os projetos inscritos deverão contemplar pontos como: alinhamento ao Plano de Ação Climático local, benefícios ambientais, benefícios sociais para as comunidades locais e a viabilidade, levando em conta o financiamento disponível, os requisitos técnicos e os cronogramas de implementação locais.  

As equipes vencedoras receberão cobertura midiática em campanhas de comunicação locais e globais, certificado assinado pela Prefeitura de sua cidade e pelo Diretor Executivo do C40, participação em um vídeo patrocinado pela C40 em celebração aos vencedores e a oportunidade de apresentar o seu projeto a líderes empresariais, autoridades municipais e/ou organizações climáticas.  

Para a professora, o convite para participar do evento reforça a posição da UNIFACS como uma instituição de visibilidade. “A UNIFACS é uma instituição que possui nome e história e, por isso, recebeu logo de início o convite para participar do evento e isso reforça também o nosso posicionamento e compromisso com as questões ambientais e sociais”, finaliza a Paula Berton.

Por DANIELA PASSOS / GRAZIELLA GARCIA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *