Eletrobras Chesf apresenta Plano de Ação de Emergência da Barragem de Sobradinho

Cidades Sobradinho

A Eletrobras Chesf realizou na ultima quarta-feira (10), o Workshop de Integração PAE x PLANCON, o evento aconteceu no Auditório do Departamento de Geração Regional de Sobradinho, com o objetivo de apresentar as etapas de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da UHE Sobradinho. O foco é o levantamento cadastral da população e a realização do simulado de evacuação. As ações estão previstas para o período entre os meses de maio e julho próximos.

O cadastramento da comunidade residente na Zona de Autossalvamento (ZAS) dos municípios de Casa Nova (BA), Sobradinho (BA) e Petrolina (PE) ocorrerá entre os dias 13 de maio e 07 de julho de 2024. A atividade será realizada porta-a-porta, ou seja, a equipe irá até a residência de cada cidadão. O objetivo é conhecer os moradores e coletar informações precisas sobre a população residente na ZAS para garantir uma cultura prevencionista de segurança.

De acordo com a Eletrobrás/CHESF, todos os dados são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e apenas serão cadastradas as edificações localizadas na ZAS (Zona de Autossalvamento), mais próxima da barragem. Os recenseadores estarão uniformizados e identificados com crachás e não serão solicitados dados bancários ou documentos.

Participaram do evento, o Vice prefeito e Secretário de Infraestrutura, Jarques Canturil, o Secretário da SEAMA Willys Nunes e do Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Patrick Carvalho.

“A participação da população é fundamental para que todos fiquem seguros quanto às ações de treinamento. Estamos em parceria com a defesa civil coordenada pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Willys Nunes, cuja a ação visa fomentar a cultura de segurança de barragens e gestão de riscos com a comunidade envolvida”, afirmou Canturil

Simulados

Já o simulado de evacuação está previsto para maio de 2024, em parceria com as Defesas Civis Municipais e Estaduais. O objetivo é orientar e treinar a população sobre as medidas a serem tomadas no caso de necessidade de evacuação preventiva. Os simulados são mais uma etapa da implantação do PAE, uma medida da Política Nacional de Segurança da Barragens que visa proporcionar ainda mais segurança à população na região do empreendimento.

O sistema de alerta e alarme do empreendimento, composto por torres de sirene fixas, será acionado nos horários pré-determinados. Ao ouvir o acionamento do sistema, a população deverá seguir as placas de sinalização que orientam aos pontos de encontro, onde as equipes da Eletrobras Chesf e da Defesa Civil Municipal irão receber os moradores e tirar dúvidas.

Além da UHE Sobradinho, a Eletrobras Chesf implanta o PAE em todos os seus empreendimentos hidrelétricos.

Segundo a companhia, as barragens das usinas da Eletrobras Chesf são seguras, consideradas de baixo risco e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas.

Ascom/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *