Oficinas, roda de conversa e doação de mudas marcaram as comemorações do Dia Nacional da Caatinga em Petrolina

Cidades Petrolina

“Eu amei essa manhã.  Aprendi bastante! Adorei as oficinas e quando chegar em casa, vou contar para os meus pais a importância de cuidar e preservar a caatinga”. Esse foi o depoimento de Sophia Ketlhin, de 9 anos, aluna da escola municipal professora Eliete Araújo de Souza, que participou de um momento diferente de muito aprendizado. É que a Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), preparou uma manhã especial em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, que é celebrado no domingo (28).

O evento foi aberto ao público e contou com a presença de alunos da escola municipal. Foram ofertadas 10 oficinas abordando sobre diversos assuntos relacionados a caatinga, exposição de frutos e sementes da flora nativa, apresentação dos animais que são encontrados nesse ambiente e os cuidados com acidentes com os bichos. Além disso, também foi feita a distribuição de mudas de plantas desse bioma. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) esteve presente na ação e participou através do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), o Espaço Arte, Ciência e Cultura e o Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA).

A aposentada Maria do Socorro, explica que fez questão de ir ao evento pegar suas plantas. “Eu tenho um quintal enorme e tava faltando algo, soube do evento e não pensei duas vezes em vir pegar as minhas mudas. Não vejo a hora delas crescerem”, destaca.

Ao longo do ano, a população que deseja pegar mudas de plantas deve procurar o Viveiro Municipal, que fica no Parque Municipal Josepha Coelho, e realizar o cadastro.

Texto: Jhulyenne Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *