A Prefeitura de Petrolina, através da Defesa Civil, participou nessa segunda-feira (20), do primeiro simulado na Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia. A coordenação da atividade é da Eletrobras Chesf, com o apoio da Geometrisa Serviços de Engenharia Ltda. Essa ação foi voltada para o cenário de segurança de barragens e desenvolvido para capacitar os gestores aos riscos do Plano de Ação de Emergência (PAE) internamente, a fim de avaliar e consolidar o planejamento estratégico em casos de eventuais emergências.
O treinamento permitiu discutir as providências que devem ser adotadas por cada um dos órgãos responsáveis em casos de emergência, para que o atendimento seja realizado de forma rápida e eficiente. O simulado proporcionou ainda identificar pontos fortes e áreas de melhoria nos procedimentos operacionais. As autoridades puderam avaliar suas estratégias de resposta, garantindo uma maior eficácia e prontidão em caso de eventos reais.
A Defesa Civil de Petrolina destaca que essa ação é mais uma etapa da implantação dos Planos de Ação Emergencial (PAE) e de Contingência (PLANCON), com o objetivo de promover uma cultura prevencionista e de atendimento da legislação atual de segurança de barragens. Esse simulado acontecerá a cada três anos. A Defesa Civil reforça ainda que não há riscos eminente de rompimento da Barragem de Sobradinho, que está operando em situação de total normalidade. A próxima etapa é a realização do simulado externo, que envolverá toda a comunidade da Tapera na sexta-feira (24).
Participaram também do treinamento a Defesa Civil de Pernambuco, a Defesa Civil de Sobradinho, a Polícia Militar da Bahia, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Exército.
Texto: Luzete Nobre/Foto: Divulgação