Programa Transformar: Emoção marca entrega de mais uma casa adaptada pela Prefeitura de Juazeiro

Cidades Juazeiro

“A minha casa está linda! Eu não vejo, mas eu sinto”. Com palavras como essas, dona Janete Graça de Damásio emocionou a todos os presentes no bairro João Paulo II, nesta quinta-feira (23), na entrega de mais uma casa reformada e adaptada pela Prefeitura de Juazeiro, através do programa Transformar, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes). A iniciativa, executada com recursos próprios do município, possibilita a adaptação de residências para pessoas em situação de vulnerabilidade social e que possuam deficiência ou dificuldade de locomoção.

O Programa Transformar vem proporcionando mais dignidade para as pessoas contempladas. “Estou muito feliz porque esse é um programa que transforma a vida de pessoas com deficiência, com casas totalmente requalificadas, adaptadas às necessidades das pessoas contempladas. A partir de agora, nós passamos a chamar o programa de Humanizar e vamos ampliar o valor previsto para a reforma, de R$ 40 para R$ 60 mil”, anunciou a prefeita Suzana Ramos.

Aos 88 anos, Dona Janete falou da emoção em alcançar o sonho de ter a sua casa adaptada e agradeceu a sensibilidade da prefeita e de toda a equipe que trabalhou na realização do seu sonho. “Eu estou muito emocionada. Tudo é no tempo de Deus. Eu nem imaginava que conseguiria ter uma casa assim. A minha casa está linda! Eu não vejo, mas eu sinto. Ao entrar na casa, eu sinto uma casa muito alegre e antes era triste. Eu estou satisfeita. Tenho muito a agradecer a Deus, à prefeita e a toda equipe, porque todos trabalharam bem”, disse dona Janete, que é deficiente visual há mais de 15 anos.

Além da prefeita Suzana Ramos, a solenidade de entrega da casa contou com a presença da família e vizinhos de dona Janete, da secretária da Sedes, Nadja Dias, e de outros secretários municipais, do vereador Gleidson Azevedo, e de lideranças comunitárias do bairro João Paulo II.

Reforma e adaptação

Para a reestruturação das residências o programa leva em consideração as necessidades do beneficiado. “Dona Janete é deficiente visual e para que ela pudesse ganhar mais autonomia e segurança, a obra de reforma e adaptação da sua casa incluiu revisão e elevação da cobertura, revisão das redes elétrica e hidráulica, impermeabilização das paredes, pintura completa, instalação de revestimento cerâmico, ampliação e adaptação do banheiro, com instalação de barras de acessibilidade, troca de esquadrias existentes e inserção de rampas”, contou o engenheiro responsável pela obra, Alan Rafael Oliveira Dias.

Humanizar

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Nadja Dias, revelou mais detalhes sobre o novo programa que vai substituir o Transformar. “Com a entrega da casa de dona Janete, nós finalizamos o Programa Transformar e, agora, a gente vem com a nova edição do Programa Humanizar, com o qual vamos contemplar mais casas, mais sonhos e com mais recursos. Já estamos com processo licitatório para a adaptação de cinco imóveis pelo novo programa e, em breve, assinaremos a ordem de serviço para o início das obras”, anunciou Nadja.

Os imóveis adaptados são habilitados previamente, a partir de um edital de credenciamento realizado pelo município e regido pela Lei Municipal nº 3.032/2021.

Texto: Eneida Trindade – Ascom Sedes/PMJ/Foto: Marcel Cordeiro – Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *