Em seu único mandato, a prefeita Suzana Ramos conquistou avanços importantes em uma das áreas de maior demanda em Juazeiro (BA): a saúde. Investimentos significativos e ações a cargo da Secretaria Municipal de Saúde potencializaram o setor nos últimos quatro anos.
Requalificação de unidades, aquisição de equipamentos, ampliação e otimização na oferta de atendimentos foram realizados pela gestão, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). Entre os principais avanços da gestão estão a construção de uma nova policlínica municipal, com um investimento de R$ 1 milhão, e que hoje conta com 6 consultórios, consultório ginecológico, salas de mamografia, raio-x digital, endoscopia, ultrassonografia, pequenos procedimentos, atendimentos com 15 especialistas e 12 serviços ambulatoriais.
A unidade também adquiriu os aparelhos Mapa e Router para exames cardiológicos e o serviço de ultrassom dermatológico e reumatológico, inédito na saúde pública, na região do Vale do São Francisco. Só em 2024, a Policlínica realizou cerca de 16 mil consultas e 21 mil procedimentos.
“A saúde sempre foi prioridade na nossa gestão. As dificuldades existem no Brasil inteiro, a saúde é uma área delicada com a necessidade de investimentos contínuos e que tem demanda crescente, porém comemoramos vários avanços, tanto na Atenção Básica, quanto na especializada. Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos não só manter os serviços em andamento, mas também ampliar muitos deles, entregamos cerca de 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) totalmente requalificadas, temos outras cinco em reforma; reativamos quase 30 consultórios odontológicos, adquirimos novas ambulâncias, e muitas outras ações“, pontuou a prefeita Suzana Ramos.
A otimização do sistema de marcação de exames e consultas com a criação do site saudeintegrada.juazeiro.ba.gov.br, foi destaque na prestação de serviços junto à secretaria. O novo sistema proporcionou mais conforto ao grupo prioritário – pré e pós-operatório, oncológicos, fibromiálgicos, autistas, Lúpus, e pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) – que hoje agendam seu atendimento pelo celular ou computador, reduzindo as filas na secretaria.
A ampliação no número de cirurgias eletivas, 600 realizadas somente este ano, e exames especializados também foi destaque nesta gestão, além do aumento histórico na nota do Previne Brasil, que saiu de 4,0 para 8,0. O Previne Brasil avalia toda a estratégia de saúde da família na atenção primária à saúde (APS).
Previne Brasil
A secretária de Saúde Ana Lúcia Alves ressaltou a importância da nota alcançada pelo município no Previne Brasil, que reflete a melhoria na cobertura da Atenção Primária à Saúde. “O município é responsável pela saúde preventiva, o acompanhamento dos usuários com consultas de rotina, atendimentos nos programas de saúde, fornecimento de medicação e insumos, e o aumento da nota no Previne Brasil reflete esse avanço. Só nos primeiros dois quadrimestres do ano foram mais de 1 milhão e 200 mil atendimentos ambulatoriais, além de mais de 75 mil atendimentos realizados nas UBSs“, citou. Outras ações realizadas pelo Governo Suzana Ramos na saúde pública de Juazeiro podem ser conferidas no link disponibilizado.
Foto: Ascom PMJ/Sesau divulgação arquivo