Como político, ele não ficou ‘esperando na janela’ para se mobilizar em defesa das causas que acredita. Um defensor incansável da cultura, construiu sua carreira na música e na militância na organização de eventos de fomento à cultura em diversas regiões da Bahia, a exemplo do Festival Internacional da Sanfona em Juazeiro. Criado em 2009 com apoio de outras lideranças, o Festival reúne sanfoneiros de diversos países. Ocorrem workshops, palestras e aulas de instrumento para jovens e crianças. O festival já lançou vários artistas ao longo de sua existência. Além disso, Targino realiza ainda, desde 2017, o Festival de Forró da Chapada, considerado o maior evento de forró gratuito do mundo, que acontece em Mucugê e também no município de Itacaré.
“Na Câmara Federal poderemos fortalecer diversos projetos de fomento à cultura para preservar as tradições culturais do Nordeste, além de gerar economia e renda para os municípios e para os profissionais que promovem essas atividades. Teremos mais força para levar os eventos para toda a Bahia e para o Brasil”, destaca Targino.
Outras Plataformas
Targino pretende, como parlamentar, criar políticas públicas para a revitalização do Rio São Francisco, como a recuperação da cobertura vegetal da Bacia do São Francisco, matas ciliares, recuperação da fauna e da qualidade da água. Ele pretende ainda proteger os territórios indígenas e as comunidades quilombolas e pesqueiras. “É nosso maior patrimônio. Sempre desenvolvi projetos ligados à música que exaltam o Velho Chico. Desejamos políticas efetivas de defesa desse tesouro incomparável para os ribeiros de todos os estados banhados por essas águas,” destacou.
Trabalho e Emprego
Como deputado federal, Targino também pretende desenvolver projetos de emprego e renda junto aos profissionais que trabalham com material reciclável. “Para gerar empregos, vamos atuar com as associações de coleta seletiva e criar outras onde não existem. E a coleta seletiva que é muito importante para o meio ambiente e uma fonte importante de renda para milhares de famílias do país,” explicou Targino.
Assessoria de Imprensa – Targino Gondim