Quem passar pela Orla II de Juazeiro neste final de semana além de poder ver de perto animais de raça na 13ª edição da Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), também poderá prestigiar o stand da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), um espaço preparado pela Prefeitura de Juazeiro totalmente dedicado às ações ambientais desenvolvidas no município.
“Nosso stand é bem vasto e aqui reunimos um pouco das atividades que a Semaurb vem fazendo desde o início da gestão. A população poderá apreciar as exposições fotográficas, conhecer as ações do projeto Juá Arborizado, que já distribuiu mais de três mil e quinhentas plantas nativas e realizou mais de oitocentos plantios e conhecer um pouco do trabalho das empresas e instituições parceiras que sempre contribuem com as ações socioambientais desenvolvidas pela Semaurb. Queremos agradecer à organização da Expovale pelo convite de poder representar a Prefeitura de Juazeiro no evento através das ações desenvolvidas pela Semaurb”, destacou o diretor de Meio Ambiente, Alexandre Batista.
No local, os visitantes poderão conhecer as cápsulas botânica, com amostras da flora da Caatinga; ver a mostra fotográfica sobre as ações ambientais realizadas pela Semaurb e a exposição fotográfica “Caatinga – Bioma iluminado”, do fotógrafo do distrito de Juremal, José Raimundo Xavier; conhecer amostras de peixes da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; aprender um pouco sobre a cultura e folclore da nossa região, através da exposição “Meio Ambiente Cultural”; receber informes educativos, brindes ecológicos e doação de mudas de espécies nativas; além de ver a mostra do trabalho de instituições e empresas parceiras, como IF-Sertão Pernambucano, Univasf, Comitê da Bahia Hidrográfica do Rio São Francisco, Agrovale, Compare, Loja Aquários e Casa do Artesão de Juazeiro.
O espaço dedicado à sustentabilidade e às atividades socioambientais do município agradou estudantes, pesquisadores e o público em geral. “Achei interessante o que vi aqui no stand. Acho importante a consciência ambiental, tentar plantar mais árvores para amenizar os impactos provocados pelas mudanças climáticas. Então, quanto mais cedo tivermos uma consciência de preservar e recuperar as nossas áreas, melhor será para todos nós”, comentou o professor Gustavo Goiana.
“A Prefeitura de Juazeiro está de parabéns em montar o stand com a proposta de despertar no público uma consciência ambiental, a importância de preservar o meio ambiente, principalmente nosso Rio São Francisco, que é uma fonte inesgotável de vida”, frisou a estudante de Enologia, Luana Raiane Dias de Souza.
Por Edísia Santos/Foto: João Pedro Soares