Nordeste vai derrotar Bolsonaro. É Lula Presidente!

Artigos

Contra fatos não há argumentos: em 18 dias Bolsonaro só cresceu 1% na pesquisa, mesmo fazendo uso indevido de recursos bilionários da máquina pública e com toda a sua indústria de mentiras nos programas eleitorais, nas redes socais, WhatsApp/Telegram. Detalhe, raramente candidatos a cargos executivos vencem a eleição com mais de 50% de rejeição. Fator determinante: o Nordeste é a ponta de lança que vai derrotar o desgoverno.

No primeiro turno, o Nordeste deu 12,9 milhões de votos de vantagem a Lula frente a Jair Bolsonaro. Mas pela movimentação que vejo na Bahia nos atos em que participo e o aumento do arco de alianças que ampliamos constantemente, somados a adesão massiva do povo à campanha de Lula, a pancada será ainda maior do que os 69% do primeiro turno. Piauí nos deu uma vitória esmagadora de 74,2%, outros estados da região têm potencial pra chegar a essa margem.

Em diálogos com lideranças dos demais Estados nordestinos, todos estão confiantes de que vamos ampliar as votações em suas bases. Vejam o exemplo do Ceará onde o PT liderado por Camilio e Elmano dividiram votos com o PDT. Neste segundo turno, com apoio do PDT que obteve com Ciro Gomes 6,8% dos votos válidos, certamente a maioria dos votos irão para Lula, devido ao partido Brizolista ter alianças de longa data com o PT. Outro dado importante, o Maranhão sozinho compensou a diferença no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil. Tivemos 1,7 milhão de votos de vantagem no Maranhão e perdemos por uma diferença de 1,7 milhão de votos em São Paulo. Na Bahia colocamos uma frente de 3.8 milhões de votos. Bozo descobriu que “rapadura é doce, mas não é mole não”.

Na comparação entre os dois, Lula teve 2,5 vezes mais votos na região que o rival: 21.753.139 contra 8.787.394. Acompanhe no gráfico como votou cada Estado nordestino e o potencial que ainda temos para crescer.

TOTAL DE VOTOS NO NORDESTE: 32.329.97

Aproximadamente:

LULA: 67,3%
BOLSONARO: 27,15%
CIRO: 3,42%
TEBET: 2,13

O resultado do Nordeste amorteceu com folga os resultados no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. Nessas três regiões, Lula teve 6,95 milhões de votos a menos Bolsonaro. No saldo final do país, a diferença foi de 6,1 milhões de votos a favor de Lula. Se Bolsonaro cresceu apenas 1% em 18 dias de campanha e numa eleição tão polarizada, seria quase impossível Bozo reverter a derrota de mais de 6 milhões de votos do primeiro turno. Devemos manter a mesma intensidade de militância nas ruas e nas redes pra não dar chance ao capiroto.

Onde está o X da questão nas disputas regionais e nacional: é muito difícil Bolsonaro tirar o voto nordestino do Lula, em contrapartida as demais regiões seguem panoramas relativamente estáveis. Já a chance de Lula virar voto no Nordeste como vem acontecendo é muito realista. O ódio e desprezo de Bolsonaro aos mais pobres e nordestinos tem feito muitas pessoas mudarem o voto pra Lula. Sem contar que existe nordestino em todas as regiões do país que se sentem motivados a derrotar o racha que o Bozo quer provocar no Brasil. Somos o pesadelo do miliciano.

As últimas pesquisas divulgadas bateram o desespero no Bolsonarismo, ao ponto de estarmos recebendo denúncias de patrões obrigarem trabalhadores a votarem no inimigo do povo. Este crime eleitoral deve ser denunciado. O voto é um direito de cada cidadão e devemos escolher o que é melhor pra gente e o país. Temos dez dias para abalar as estruturas do bolsonarismo e construir a maior vitória popular e democrática do povo brasileiro. É Lula presidente: SEM MEDO DE SER FELIZ. É 13!

Opinião de Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *