Com as temperaturas cada vez mais elevadas, é necessário redobrar o cuidado com a hidratação do corpo, pois o corpo transpira mais e a ingestão de água acaba não sendo suficiente, o que causa maior concentração na urina. “Nos dias de calor, transpiramos muito e, assim, perdemos líquido. Além disso, não conseguimos repor uma quantidade suficiente de líquidos. Neste ambiente, a bactéria encontra muita facilidade de causar uma infecção urinária, porque a urina é que tem a capacidade de expelir as bactérias”, explica o urologista Victor Paschoalin, membro da diretoria do Grupo CSB Nefrologia e Hemodiálise.
O sistema urinário é composto por dois rins, dois ureteres (um de cada lado), a bexiga e a uretra. Os rins filtram o sangue, separando suas impurezas e formando a urina. Os demais órgãos do trato urinário transportam a urina, com todas as toxinas filtradas, para fora do corpo. Além de preservar as concentrações ideais de substâncias químicas e água, a produção, armazenamento e eliminação da urina ajuda a controlar a pressão arterial, mantendo-a em níveis adequados, bem como a temperatura corporal para manter o equilíbrio do organismo. A infecção pode acometer qualquer órgão do sistema urinário e tem alguns sintomas bastante conhecidos como dor ao urinar ou necessidade de urinar com frequência.
As mulheres são muito mais propensas a desenvolver infecção urinária. Mas com alguns cuidados simples, é possível prevenir este quadro: ingestão adequada de líquidos, evitar uso de biquínis ou lingerie molhadas, colocar as calcinhas para secar expostos ao Sol e passar ferro quente antes de usar, evitar uso de duchas para higiene íntima. “Mulheres com infecção urinária de repetição devem buscar acompanhamento regular com nefrologista ou urologista, a fim de investigar possíveis alterações anatômicas ou outras causas que justifiquem a repetição do quadro infeccioso” explica dr Victor Paschoalin.
Já os casos de Cálculo Renal atingem muitos jovens, por conta da má alimentação, e atinge cerca de 15% da população brasileira. Estudos mostram que as pedras nos rins são mais frequentes em homens brancos e pessoas obesas. É preciso estar atento ao consumo de frutos do mar, que cresce no período do verão, pois este alimento apresenta índice elevado de ácido úrico, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos cálculos. Bebidas alcoólicas, consumidas em excesso, diminuem o metabolismo do ácido úrico e isso faz com que o organismo ejete uma maior quantidade de substâncias na urina. A maneira mais fácil de monitorar a hidratação ideal do corpo é observarmos a coloração da urina. Quanto mais transparente estiver, melhor.
Grupo CSB
Fundado em Feira de Santana em 1981 pelos médicos Edson e Sandra Paschoalin, o Grupo possui duas Clínicas Senhor do Bonfim, em Salvador, o CSB tem unidades em Feira de Santana, Serrinha, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Santo Estevão e Euclides da Cunha.
A & G Plus/Foto: Divulgação