Festas Juninas: especialista alerta sobre o risco de queimaduras durante os festejos  

Uncategorized

Os acidentes podem ocorrer por conta das fogueiras, fogos de artifícios e até durante o preparo de alimentos; a prevenção é a melhor forma de ficar longe das queimaduras.

Com a chegada do mês de junho, o clima festivo toma conta do Nordeste, trazendo consigo uma das maiores tradições populares da região: as festas juninas. Neste mês, os populares Santo Antônio, São João e São Pedro são festejados com danças, delícias da culinária típica e as tradicionais fogueiras.  

Porém, essas comemorações contribuem para um significativo aumento da incidência de casos de queimaduras. Fogueiras e fogos de artifícios, principalmente quando associados a materiais inflamáveis, podem resultar em queimaduras muito graves.  

De acordo com o enfermeiro e docente da Faculdade Ages de Jacobina, instituição integrante do Ecossistema Ânima, Marks Passos Santos, para evitar acidentes com fogos, é aconselhável seguir as instruções do fabricante, utilizar equipamentos de proteção adequados e manter uma distância segura. Além disso, é importante se atentar a idade recomendada para manuseio de cada fogo de artifício. 

“Manter as crianças longe das fogueiras, estabelecendo uma área segura para que brinquem, longe do fogo e de materiais inflamáveis. Associado a esses fatores (fogueiras e fogos), muitas vestimentas típicas que são utilizadas nesse período são confeccionadas com material inflamável, o que favorece o aumento do risco de queimaduras. Por isso, é aconselhável utilizar roupas feitas de algodão, assim como evitar usar roupas largas e com adereços que entre em contato com as chamas”, pontua Marks Passos.  

Especialista em Saúde Pública, o professor Marks orienta sobre o risco de queimaduras durante o preparo de alimentos. “Durante os festejos é comum encontrarmos uma variedade de comidas típicas. O preparo e o consumo são causas comuns de queimaduras e para evitar é preciso tomar alguns cuidados, como certificar-se de que o alimento está em uma temperatura adequada para o consumo, manusear as panelas usando luvas de proteção térmica e servi-las em recipientes seguros”, indica. 

No entanto, mesmo com todas as recomendações e cuidados, nem sempre é possível evitar as queimaduras. Quando elas acontecerem, é necessário estar preparado, conforme orienta Marks Passos: “Interrompa imediatamente o contato com o agente causador e lave o local somente com água corrente por 10 a 20 minutos, isso vai ajudar aliviar a dor e reduzir a extensão da queimadura. Não aplique gelo, pois poderá queimar ainda mais, não coloque nada além da água. Cubra o local com pano limpo e busque socorro”, finaliza. 

A depender da extensão da queimadura, ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Lembre-se sempre de que a prevenção é a melhor forma de garantir um São João alegre e livre de queimaduras.  

C:\Users\Windows 7\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\Content.MSO\5BF23643.tmp      

Mais fotos e mais noticias, click aqui @anoticiadovale

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *