O programa Consultório na Rua, mais uma ação inovadora, implantada na gestão da prefeita Suzana Ramos, iniciou suas atividades nesta quarta-feira (5), com a apresentação da equipe. O programa tem como meta oferecer saúde de qualidade para a população que encontra-se em situação de rua. Na próxima sexta-feira (7), a Prefeitura de Juazeiro por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) vai apresentar o programa para toda a comunidade.
“Mais um serviço de saúde que vai atender principalmente quem está em situação de rua e de vulnerabilidade. Àquelas pessoas que não têm acesso as unidades de saúde, hospitais, rotina de cuidados com a sua saúde, seu bem-estar. Nossa gestão tem buscado não só saúde de qualidade mas uma saúde humanizada e que chegue para todos os cidadãos”, destacou a prefeita Suzana Ramos.
O secretário de saúde Allan Jones destacou os avanços da saúde e os esforços da gestão em melhorar os atendimentos. “Essa é mais uma ação que a gestão da prefeita Suzana vai implantar para atender a um público, muitas vezes, esquecido, sempre priorizando a qualidade nos atendimentos”, disse o secretário.
Mapeamento
Segundo o secretário, nesse primeiro momento está sendo implantado o serviço com o reconhecimento do fluxo de trabalho. “Na sequência vamos realizar o mapeamento dessas pessoas em situação de rua no município. E ai só depois desse mapeamento é que vamos estabelecer o horário dos atendimentos. A Portaria do Ministério da Saúde – Nº 122, de 25 de Janeiro de 2011, que define as diretrizes de organização e funcionamento das Equipes de Consultório na Rua, diz que o serviço deve funcionar em horários que possam captar essa população”, informou Allan Jones.
O vereador Renato Brandão, autor da indicação para implantação do programa no município, também participou da apresentação.
A equipe do Consultório de Rua é composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, redutor de danos e agente social, e técnico de enfermagem, além do motorista. O programa dispõe de um carro para deslocamento, transportando a equipe, e caso não seja possível fazer o atendimento e acompanhar o paciente na rua, o mesmo vai ser transportado para uma unidade de saúde mais próxima para que sejam feitos os atendimentos necessários. O consultório vai funcionar durante 30 horas por semana.
Estratégia
A estratégia ‘Consultório na Rua’ foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, visando ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.
Texto: Iana Lima – Foto: Ícaro Alexandre – Ascom / PMJ
Mais fotos e mais noticias, click aqui @anoticiadovale