Governo espera que Dinamarca invista em Fundo Amazônia

Uncategorized

O presidente Lula (PT) desembarcou, neste domingo, 16, em Bruxelas, capital da Bélgica, ao lado da primeira-dama Janja da Silva. No país, o mandatário vai participar da cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. 

O encontro entre os líderes do bloco acontece na segunda-feira, 17, e reúne 60 países. A previsão é que a reunião seja encerrada na terça, 18. Já Lula deve voltar a Brasília na manhã de quarta, 19. 

Durante o governo Bolsonaro (PL), o Brasil havia deixado a Celac. O retorno ao grupo ocorreu neste ano, após a posse de Lula, no dia 1° de janeiro.

No encontro, a cúpula deve debater temas como: 

-mudança do clima e transição justa e sustentável;

-segurança cidadã e combate ao crime transnacional;

-comércio e desenvolvimento sustentável;

recuperação global pós-pandemia da Covid-19.

Agenda de Lula na Bélgica

Na segunda, de acordo com prévia divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula participa de um fórum empresarial com representantes dos dois continentes pela manhã, e da sessão de abertura da cúpula à tarde.

Entre segunda e terça, Lula também terá sete reuniões bilaterais, além de um encontro previsto com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

De viagem à Bélgica, o presidente Lula (PT) leva na bagagem uma série de pedidos para os encontros bilaterais. Em Bruxelas, capital do país, o mandatário participará da III Cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE), na segunda-feira, 17.

De acordo com o Jornal O Globo, a expectativa é que durante a reunião entre Lula e a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, ela anuncie investimentos do seu país para o Fundo Amazônia.

Conforme informações do jornal, os governos europeus têm interesse interno em participar do fundo, pois há um impacto positivo com o público interno de estar contribuindo para o fim do desmatamento

Foto: Ricardo Stuckert | PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *