A semana das crianças é uma das datas mais aguardadas pelos estudantes da rede municipal e, para fazer a alegria da garotada, as Escolas, CMEIs e unidades do Nova Semente, receberam um incentivo da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, para realizar uma programação recheada de muita diversão, surpresas e atividades lúdicas. A ação envolve gincanas, dia do cabelo maluco, contação de histórias, música, dança, oficina de culinária, piquenique ao ar livre, pintura facial, teatrinho, cineminha, bailes a fantasia e lanches especiais. Não faltaram opções para extravasar a alegria dos mais de 56 mil alunos.
Na Escola Municipal Eduardo Campos, no bairro São Gonçalo, por exemplo, as crianças se esbaldaram em atividades pautadas por uma orientação pedagógica, que objetivou aliar o aprendizado à diversão, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento infantil. “Tudo isso visa proporcionar um ambiente educacional ainda mais enriquecedor e acolhedor para nossas crianças, que merecem muito. Um momento de celebração da infância, do aprendizado e da convivência. É uma oportunidade para as crianças se sentirem valorizadas, especiais e, acima de tudo, amadas. Neste momento, até os adultos se divertem e isso é gratificante de ver e sentir”, disse a gestora da unidade de ensino, Marina Amália.
A secretária de Educação Cultura e Esportes, Rosane da Costa, destaca que todas as unidades promoveram atividades lúdicas e pedagógicas em sintonia com a magia do Dia das Crianças, visando, desta forma, possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, a partir da brincadeira, do estímulo a imaginação e interação. “Essa é uma das melhores etapas na vida de uma pessoa, fase para brincar, aprender, ser feliz e viver. Por isso, o prefeito Simão Durando respeita muito essa estação da vida e nos orienta a promover ações como essa. Não apenas no mês em que se comemora o Dia das Crianças, mas durante todo o ano, nosso gestor tem se empenhado na missão de garantir que as crianças tenham uma infância saudável e segura, com políticas públicas e serviços que perpassam todas as áreas”, destacou Rosane.
Texto: Elaine Barbosa