O poeta Maurício Dias, Juazeirense apaixonado pela cultura da sua terra, registrou hoje (16) nas suas redes sociais a morte do “Rei do Congo”, conhecido como “vei Gó”.
O congo é uma tradicional dança folclórica de Juazeiro.
Nas suas redes sociais o Poeta Maurício escreveu:
“Gó véi, “rei congo” de Juazeiro partiu.
Quando fui superintendente de cultura, tive que promover uma “feijoada” para dar um força para os “congos” – deu errado e Georgiano, à época Secretário de Administração resolveu.
E agora? Quem vai segurar a bandeira do divino?
Na real, é quem vai segurar a bandeira do “Rosário?”, escreveu.
Deputado Zó lamenta falecimento de Zé Gouvéi, Rei dos Congos de Juazeiro
O deputado estadual Zó recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento da liderança dos Congos de Juazeiro, José Pereira Filho, Gó véi, ou Zé Gouvéi, ocorrida na tarde desta segunda-feira, 16 de outubro.
Gouvéi foi um resistente em manter a tradição cultural-folclórica-religiosa dos Congos, que saia às ruas de Juazeiro dançando e louvando à nossa Senhora do Rosário.
“Para mim sempre foi uma referência de Juazeiro, da cultura local, da beira-do-rio. Gouvéi era como uma entidade, levando a Bandeira do Rosário, com imponência, respeito. La vinha o Rei dos Congos, cantando e dançando. Lamento muito o seu falecimento. Espero que a família mantenha a tradição dos Congos e me coloco à disposição para contribuir. À família, aos amigos e amigas, e aos juazeirenses, deixo os meus sentimentos. Estamos em luto”, declarou o deputado Zó, que apresentou na tarde desta segunda-feira uma Moção de Pesar na Assembleia Legislativa da Bahia em homenagem a José Pereira Filho, Zé Gouvéi.
Gouvéi deixa 6 filhos, 10 netos e 12 bisnetos. O velório acontecerá em sua residência, no Bairro Lomanto Júnior, na Rua São Jorge n 351. O enterro será amanhã, 17, às 16h, no cemitério central.
Ascom
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale