A Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h) continua comprometida com a capacitação contínua de seus profissionais de saúde.
Na quarta-feira (27), o cardiologista e coordenador médico do serviço, Dr. José Roberto Rocha, ministrou mais um curso, dessa vez sobre o tratamento de bradicardias com o marcapasso transvenoso para médicos da casa e estudantes que fazem rodízio na Unidade.
O curso abordou o tema das bradicardias, um conjunto de arritmias cardíacas caracterizadas por uma frequência cardíaca anormalmente baixa. Essas condições podem ser desafiadoras de diagnosticar, mas são essenciais para o atendimento clínico inicial. José Roberto enfatizou a importância de detectar precocemente possíveis agravos cardíacos, mesmo em uma unidade que não tem perfil cardiológico como a UPA.
“Embora a nossa UPA não seja uma referência cardiológica, reconhecemos a necessidade de estar sempre preparados para lidar com emergências médicas. O treinamento que oferecemos teve como objetivo capacitar os profissionais a identificar e tratar bradicardias, contribuindo assim para um atendimento mais eficaz e seguro”, ressalta o médico.
Os cursos voltados para a área médica foram implantados há um ano pelo coordenador. “Quis trazer a minha experiência na cardiologia para a nossa urgência e emergência e os resultados têm sido os melhores possíveis”, finaliza.
Ascom