A ampliação do número de escolas municipais de tempo integral em Juazeiro representa um marco significativo na educação da região. Atualmente o município conta com 23 unidades de ensino em tempo integral, demonstrando o compromisso da gestão municipal com o ensino público de qualidade. A expansão desse modelo de ensino não apenas estende o tempo que os alunos passam na escola, mas também garante todo suporte de aprendizagem por meio de apoio pedagógico intensivo.
“Juntos, estamos escrevendo uma nova história para a educação em Juazeiro. Em 2020 iniciei minha gestão com apenas 7 escolas de tempo integral. Atualmente a educação municipal conta com 23 escolas nesse modelo de ensino, consolidando ainda mais o meu compromisso com a educação de excelência. Vamos continuar trabalhando, com determinação e compromisso, para fazer de Juazeiro uma referência em educação”, destacou a prefeita Suzana Ramos.
Além das escolas de tempo de integral, a educação de municipal conquistou durante a atual gestão, 45 Salas de Aprendizagem de Tempo Integral (Sati), a requalificação e ampliação de mais de 60 escolas, incluindo a construção de uma escola de Educação Infantil novinha, todas climatizadas e com mobiliário novo. O ensino de Juazeiro também passou a contar com a implantação de iniciativas pioneiras, como Escola de Idiomas, Espaço Humanizar e TV Escola.
E o investimento na educação não é apenas em infraestrutura, mas no reconhecimento dos servidores da área. Profissionais do magistério público municipal receberam reajuste salarial de 4%. Já os secretários escolares conquistaram a tão reivindicada equiparação salarial, enquanto os articuladores de educação tecnológica ganharam reajuste salarial de mais de 30%. Os agentes de segurança escolar conquistaram o reajuste da Gratificação por Trabalho Ostensivo (GTO), que passou de 10% para 30%, além de muitas outras iniciativas de valorização.
Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ/Foto: Ascom/PMJ