O deputado estadual Niltinho (PP) afirmou que mais de 90% dos quadros do PP desejam o retorno do partido à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A informação vem após o Política Livre mostrar, na semana passada, que deputados da legenda estariam interessados no comando total da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), espaço que seria pleiteado como moeda de troca para que a sigla volte a integrar o arco de alianças do Palácio de Ondina.
Em conversa com a imprensa na manhã desta quarta-feira (10), durante a entrega da duplicação da via que dá acesso ao Estádio Barradão, o líder do PP na Assembleia Legislativa (AL-BA) admitiu que dentro da legenda ainda não houve uma conversa formal para tratar do assunto, mas que informalmente a pauta vem sendo discutida. “É um desejo, como digo, da grande maioria do partido, posso dizer que se tratar em percentual, mais de 90% do partido quer e deseja retornar à base do governo”, revelou o deputado.
Já o líder do governo na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), confirmou ao Política Livre que as tratativas estão em andamento. Ele adiantou ter conversado com o presidente estadual do PP, deputado federal Mário Negromonte Júnior, que é “um dos entusiastas da possibilidade de fazer essa aliança mais programática”. Ele não falou, no entanto, sobre quais espaços o governo estaria disposto a ceder à legenda.
Rosemberg também avaliou o movimento como “natural”, já que hoje o PP está rachado e tem uma base vinculada ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), apoiado como candidato a governador em 2022, e outra base vinculada ao projeto político de Jerônimo Rodrigues. “Nós estamos trabalhando com isso, todos podem conversar, mas quem de fato baterá essa posição será o governador Jerônimo Rodrigues junto com a representação do PP”, frisou.
Vale lembrar que na Assembleia Legislativa o PP é um dos dez partidos que compõem a base do governo. Em âmbito municipal, os vereadores do partido integram a base do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União). O presidente municipal da legenda é o ex-deputado federal Cacá Leão, atual secretário de Governo da Prefeitura de Salvador.
Carine Andrade/Foto: Divulgação/Arquivo