A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) participou nesta terça-feira (17), em Brasília, da assinatura de convênios promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin, oficializou 20 novos convênios voltados à internacionalização de setores estratégicos do agronegócio, incluindo a fruticultura.
Representada pelo presidente Guilherme Coelho, a Abrafrutas reforçou a importância do setor de frutas na economia brasileira. Guilherme destacou que o segmento é uma das principais fontes de emprego e inclusão social no país, e ressaltou a relevância da parceria com a ApexBrasil no fortalecimento da presença das frutas brasileiras no mercado internacional.
Com o apoio do projeto Frutas do Brasil, iniciativa da ApexBrasil, a Abrafrutas tem intensificado a promoção das frutas brasileiras em mercados estratégicos, como Europa, Ásia e América do Norte. A expectativa é que os novos convênios gerem R$ 280 bilhões em exportações até 2027.
A assinatura desses acordos reafirma o compromisso da Abrafrutas com o crescimento do agronegócio no Exterior e com o fortalecimento das exportações de frutas, que impacta diretamente Petrolina, uma das maiores produtoras de frutas do Brasil.
Foto: Ascom