Entre os dias 21 e 23 de novembro, o Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, receberá o evento Diálogos Pedagógicos UPT UNEB, com o tema “Nas Águas do Velho Chico: (entre) sonhos e travessias”.
O evento reunirá alunos, ex-alunos, coordenadores e estudantes do ensino médio para refletir sobre as ações realizadas em 2024 e discutir a importância do Programa Universidade para Todos (UPT) – uma iniciativa que visa ampliar o acesso de jovens à educação superior por meio de preparação gratuita para o vestibular e o ENEM.
Com uma programação que mistura o lúdico, o folclórico e o cordel, a abertura contará com uma mesa institucional intitulada “Histórias e Impacto do UPT no Sertão do São Francisco”, além da participação da Banda da Polícia Militar e do grupo musical Desatinados. A abertura celebra a diversidade cultural, reunindo expressões artísticas que incluem o sanfoneiro Rildon Alves, a banda As Semiáridas, o Afoxé Filhos de Zazi com Mãe Ana, e a cordelista Anastácia, que encerrará com um cordel inspirado no evento.
“O Diálogos UPT UNEB viaja pela Bahia em cada edição para valorizar e reiterar a diversidade do nosso povo. Temos perfis diferentes, estamos em localidades diferentes, mas nossos objetivos são os mesmos. No UPT, somos todos elos de uma mesma corrente, que busca conduzir nossas juventudes à universidade”, comenta Simone Wanderley, coordenadora-geral do UPT/UNEB.
Na sexta-feira (22), as tradicionais Rodas de Conversa abordarão temas como “O UPT na formação docente”, “UPT como caminho para a conquista de sonhos” e “A importância do UPT na vida acadêmica e profissional”. Os principais pontos das discussões serão registrados em vídeos para exibição e interação com o público, aproximando ainda mais a comunidade das reflexões promovidas pelo programa. Durante o evento, a artista Pollyana criará uma instalação de grafitagem no campus, com o tema “Diversidade”, celebrando as diferentes vozes e vivências representadas pelo UPT. A inauguração da obra ocorrerá na tarde do dia 22, oferecendo um espaço de encontro e reflexão visual.
O evento se encerra no sábado (23) com o Aulão UPT/UNEB Especial, que oferece orientações e revisões preparatórias para o Vestibular UNEB 2025, fortalecendo o compromisso do programa com os sonhos e o futuro educacional dos jovens.
Ascom UNEB