O senador Jaques Wagner (PT) vai anunciar entre amanhã e depois sua desistência de concorrer ao governo da Bahia em nome da unidade do grupo governista.
A informação foi passada há pouco ao Política Livre por uma fonte importante do governo. O senador já avisou ao governador Rui Costa (PT) de sua decisão.
Ela foi tomada antes de sua viagem aos EUA, na semana passada, depois que a cúpula do governo se reuniu com o ex-presidente Lula para tratar da definição da chapa e o encontro vazou.
Segundo a mesma fonte, Wagner avaliou que, diante da determinação de Rui de ser candidato ao Senado, ele não tem alternativa, senão recuar, já que considera impossível o PT ocupar duas das três vagas da chapa governista.
Com a decisão dele, o grupo vai tentar convencer o senador Otto Alencar (PSD) a aceitar a cabeça de chapa, tendo Rui como candidato ao Senado. Para tanto, Rui terá que renunciar, entregando o governo ao vice João Leão, do PP.
Há notícias de que Otto está mais inclinado a aceitar o desafio do que na semana passada. Assim como Leão não se contenta de felicidade. Ele deve indicar também o candidato a vice de Otto.
Wagner desembarcou ontem à tarde da viagem em São Paulo para conversar diretamente com Lula e dizer que seu palanque na Bahia está assegurado com o trio de fogo representado pelo PT, o PP e o PSD.
Política Livre/Foto: Divulgação/Arquivo